segunda-feira, 27 de maio de 2013

Sinais de Alerta de um Transtorno Mental


Sinais de Alerta de um Transtorno Mental
Dr Marcionilo Laranjeiras,
Psiquiatra FMUSP

Pessoas com transtornos mentais, como a depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia e dependência química, vivem com baixa qualidade de vida e apresentam alto risco de suicídio, Diagnosticar e tratar precocemente faz a diferença, pois possibilita a recuperação e impede cronificação. Entretanto, sua detecção precoce é difícil, pois suas manifestações iniciais podem ser sutis, alteram pouco a vida cotidiana e o rendimento no trabalho ou na escola, não sendo reconhecidos pelos indivíduos ou por sua família. Porém, frequentemente evoluem com isolamento social, ideação suicida, agressividade e disfunção sócio-ocupacional, sugerindo que  a situação fugiu ao controle. 
Entretanto, alguns “sinais de alerta” precoces podem ajudar no reconhecimento e estão descritos abaixo:

1. Sintomas fóbico-ansiosos: preocupações incontroláveis, sensação de tensão e medo relacionados a uma causa identificada (lugares, pessoas, animais, situações etc) ou não, pode ser um sinal de um transtorno de ansiedade.
2. Depressão: sentimentos persistentes de inadequação, tristeza, desamparo, desesperança, pessimismo excessivo, perda da autoconfiança, isolamento social e afastamento de ocupações ou passatempos habituais que antes eram considerados agradáveis. Presença de perda de apetite e insônia, bem como seu oposto: consumo excessivo de alimentos e sonolência. Outros sintomas incluem falta de energia, cansaço prolongado, redução do desempenho na escola, no trabalho ou em casa, e perda do interesse sexual.

3. Alterações do Humor e dos impulsos:
mudanças regulares de humor - famosos "altos e baixos"- quer sejam de aparecimento gradual ou rápido, podem ser sinais de um distúrbio do humor conhecido como transtorno bipolar. Tais reações raramente estão vinculadas à problemas específicos e refletem diretamente nos hábitos cotidianos ou no modo de pensar da pessoa, podendo causar sérios prejuízos.

4. Sintomas físicos sem explicações
: alguns tipos de mal-estar, dores de cabeça, náuseas, tonturas ou dores - sem aparente explicação após extensa investigação médica, podem estar relacionadas à um transtorno mental. Nesses casos, apenas um médico experiente pode diagnosticá-lo.
5. Sintomas psicóticos: são observados em indivíduos que continuamente mencionam  fatos irreais (delírios) ou vêem, escutam ou sentem sem a presença de estímulos (alucinações). Estas vivências são fortes a ponto de incomodar o indivíduo e/ou as pessoas que convivem com ele e até mesmo causar graves prejuízos.


Se alguns dos sinais de alerta acima descritos for observado, é recomendável a procura por um psiquiatra ou outro profissional da saúde mental. Fique de olho!




Nenhum comentário:

Postar um comentário