terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Mas hoje é dia de que mesmo???? Ahh.. BONDADE!!!!



Gentileza Gera Gentileza


Eu me esforço para ser cada dia melhor...
Pois bondade também se aprende!
(Cora Coralina)











Será que, assim como eu, você também estranhou ter um dia para a Bondade???
Pois é....ele existe...e é comemorado hoje, 20 de Dezembro!!!
...e Bondade é sinônimo de Gentileza, certo? 
Como seria nosso mundo, se Gentileza fosse um vírus.... e pudesse contagiar a todos nós???



E por falar em Gentileza...veja só que história mais interessante.....


 muitos e muitos anos atrás, uma família inteira morreu em um um circo... foi um grande incêndio em  Niterói. Morreram muitas pessoas...mas desta família, em especial, o pai sobreviveu... e andou pelas ruas do Rio de Janeiro, com roupa branca e um estandarte...pregando o amor entre as pessoas, pregando atenção, pregando carinho...
Seu nome era "Gentileza
"...Diziam que era um louco....eu digo que era um profeta!!!
(Gonzaguinha - cantor e compositor)
José Datrino, mais conhecido como profeta Gentileza 
(Cafelândia, São Paulo, 11 de abril de 1917 — Mirandópolis, São Paulo, 28 de maio de 1996) 
Um homem enviado ao Rio de Janeiro, por Deus. 
Por mais de vinte anos, circulava pela cidade com sua bata branca cheia de apliques e com seu estandarte, pregava nas praças e colocava-se nas barcas entre Rio e Niterói anunciando sem cansar: 
"Gentileza gera Gentileza" 

Só com Gentileza, dizia, superamos a violência que se deriva do "capeta-capital".


Foi uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que tornou-se conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto no Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba. Gentileza denunciava o mundo, regido "pelo capeta capital que vende tudo e destrói tudo". 

Via no circo destruído uma metáfora do circomundo que também será destruído. 

Mas anunciava incansavelmente: 

 "gentileza é o remédio para todos os males"


Deus é "Gentileza porque é Beleza, Perfeição, Bondade, Riqueza... a Natureza, nosso Pai Criador". 
Convidava a todos a serem gentis e agradecidos. 
Anunciava um antídoto à brutalidade de nosso sistema de relações e, sob a linguagem popular e religiosa, um novo paradigma civilizatório urgente em toda a humanidade. Inscreveu seus ensinamentos ligados à gentileza em 56 pilastras do viaduto do Caju, à entrada da cidade, recuperados sob a orientação do prof. Leonardo Guelman que lhe dedicou um rigoroso trabalho acadêmico, acompanhado de vídeo e um belíssimo CD-ROM com o título: Universo Gentileza -  a gênese de um mito contemporâneo.

Gentileza foi homenageado na música  pelo compositor Gonzaguinha, nos anos 1980; e também pela cantora Marisa Monte, nos anos 1990. 
As duas canções levam o nome Gentileza.
A canção de Gonzaguinhamostrava uma homenagem ao profeta, como se vê no trecho: 

"Feito louco / Pelas ruas / Com sua fé / Gentileza / O profeta / E as palavras / Calmamente / Semeando / O amor / À vida / Aos humanos". 


A canção de Marisa Monte, por sua vez, além de incentivar os valores pregados pelo profeta no trecho, "Nós que passamos apressados / Pelas ruas da cidade / Merecemos ler as letras / E as palavras de Gentileza", retrata os danos ocorridos contra os murais, como diz o trecho: 

"Apagaram tudo / Pintaram tudo de cinza / Só ficou no muro / Tristeza e tinta fresca.".

No ano de 2000, na cidade de Mirandópolis (SP), onde o profeta está enterrado, foi criada a primeira ONG da cidade: Gentileza Gera Gentileza, fundada por parentes e amigos que admiravam a filosofia de vida do Profeta. 
A ONG, além de lembrar a pessoa de José Datrino (Profeta Gentileza), em sua criação, tinha a missão de difundir educação e cultura em toda a região. 
Vários eventos foram feitos, como: Saraus mensais itinerantes, Encontros de Corais, Tardes Culturais para Crianças no Bosque da cidade, Participações em Eventos Escolares e um evento anual denominado "Gentileza Gera Gentileza", com música, teatro, poesia e dança, entre outros.
Em 2001, o Profeta Gentileza foi o enredo do G.R.E.S Acadêmicos do Grande Rio, no carnaval do Rio de Janeiro, tal desfile é considerado até hoje um dos melhores da escola. Sendo de autoria do lendário Joaozinho Trinta.  
Em 2009, o profeta foi interpretado em participação especial pelo ator Paulo José, na novela Caminho das Índias, exibida pela Rede Globo de Janeiro a Setembro de 2009.

Documentário sobre o profeta Gentileza

Uma história incrível.... de tantas que podemos encontrar mundo afora....

Como o “Humanity”, um projeto criado por Nicko Nogués, um mexicano  que colocou algumas atitudes em prática para mudar ele mesmo e o mundo ao seu redor. 
O projeto consiste em realizar um desafio de 21 dias de bondade, a partir de metas diárias, que vão desde presentear uma criança, até ajudar uma pessoa a encontrar trabalho. 
A ideia surgiu quando Nicko assistia a um reality show chamado “Insanidad”, onde as pessoas tinham uma quantidade de dias para baixar o peso. Só que neste caso, a meta para Nicko era mudar o individualismo e promover a humanidade.
O desafio de 21 dias de bondade terminou no final de março deste ano, mas o programa já foi baixado por cerca de 39.500 pessoas, de países diversos como Espanha, México, Estados Unidos, Guatemala, Peru, Argentina e até mesmo o Brasil. Além disso, cinco escolas (na Espanha, Costa Rica, Argentina e México) incluíram o programa na grade de ensino dos alunos, e alguns psicólogos utilizam o programa como terapia alternativa para seus pacientes.


Que seus atos de gentileza
determinem a grandeza do vosso coração!!!
Um lindo dia pra você....florido!!!
Bom dia!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário