segunda-feira, 23 de junho de 2014

Aqui, ali...acolá!!!

Neste exato momento, aqui no Brasil, praticamente a maioria da população em um só pensamento: Jogo do Brasil pela Copa do Mundo!!!
A maioria, dispensados do trabalho, alguns em plantão...outros em férias...muitos turistas pelo país...enfim.... o momento é de festa: energia positiva para que o resultado seja mais positivo ainda!!!
Mas, por mais que o meu país esteja sediando o maior evento mundial, por mais que tenhamos a sensação de que tudo gira em torno de uma grande festa, a realidade não pode ser descrita 100% sob esta ótica.
Há pessoas que não estão em sintonia de comemoração: estão em leitos de hospitais, acabaram de passar por alguma perda em suas vidas, não tem familiares por perto, até mesmo os que estão sem um aparelho de TV para assistir aos jogos....e tantas outras variantes que nem podemos imaginar!!!!
Neste exato momento, por mais que a mídia foque apenas no mundial de futebol, a vida não para...ela segue paralelo à Copa, ou até mesmo, muito mais acelerada!!!!
E eu, em minha costumeiras conjecturas, não poderia deixar de fazer uma analogia com a vida...
O Ser Humano, sedento por momentos de descontração em detrimento ao caos que anda suas próprias emoções, aproveita qualquer oportunidade para promover uma fuga da realidade, mesmo que a pessoa que caminha ao seu lado, ali pertinho...parentes, amigos, conhecidos, estejam passando por qualquer situação mais complicada!!!
E não me refiro somente a este momento não... essa constatação pode ser feita me qualquer momento da vida!!!! Agora é a Copa do Mundo.... mas já já, outros dias comemorativos, sujos significados se perdem dentre ao consumismo exacerbado!!!
E assim segue a vida: se eu não pedir socorro, ou você aí, se não pontuarmos com todas as letras as nossas mais prementes necessidades de atenção ou cuidados, a vida segue para a maioria, que se deixa levar pelo "vai da valsa" e que não tem tempo a perder para se preocupar com quem diz amar!!!
Não que eu seja contra comemorações, festejos, etc.. eu até sou muito festeira e adoro reunir pessoas!!
Mas o que eu não consigo entender é o fato do ser humano estar tão individualista e se deixar levar por coisas tão efêmeras, passageiras!!!!
São tantas as formas de se fazer presente na vida do outro, daquele que está se sentindo sozinho, que não tem tantos recursos no ir e vir, na locomoção, na saúde ou até mesmo financeiramente.
E acho que esta é a resposta mais assertiva para os que me perguntam como eu consigo estar tão bem mesmo quando passo por situações mais complicadas como a que enfrento neste momento da minha vida: na medida do possível, eu não foco toda a minha atenção em minhas limitações e sempre me coloco à disposição de quem se apresentar com algum outro problema. Não meço esforços para mostrar para o outro que existem outras possibilidades e que, sem sombra de dúvida, a meta é caminhar rumo à felicidade...e não à tristeza, à depressão, ao desânimo!!!
........
Mas, quem sou eu para tentar, neste exato momento dizer que, assim como eu estou aqui sozinha, mas bem...tem tantas outras pessoas, que talvez você conheça, que também estão assim, mas talvez, diferente de mim, necessitam de cuidados, de atenção de carinho....
.......

Mais ou menos assim...
Um dos bairros mais nobres de São Paulo, o Morumbi, tem o metro quadrado como um dos mais caros do país...

Enquanto, ao redor dos seus limites, existe a comunidade de Paraisópolis, onde crianças passam frio, fome e muitos deles, estão fora do ambiente escolar!!!!
Que o Brasil vença este jogo.... lógico que torço para que isto aconteça....
Mas realmente espero que alcancemos a compreensão do que realmente significa:

INDIFERENÇA... 
VALORES MOMENTÂNEOS... 
E O AMOR AO PRÓXIMO!!!!

CHEGA DE NOS RENDERMOS TANTO AO QUE A MÍDIA PROPÕE...
AOS INTERESSES PESSOAIS, AO QUE NOS DÁ STATUS!!!!
CHEGA DE NOS PORTARMOS COMO SE 
A MOLA PROPULSORA DA VIDA FOSSE TER, APARECER...CONQUISTAR O MATERIAL
E NÃO ESTARMOS POR INTEIRO NA VIDA DE QUEM AMAMOS...
INDEPENDENTE DO QUE ACONTECE LÁ FORA!!!!

Eu sou brasileira sim...com muito orgulho SIM!!!!
Mas confesso: ando muito decepcionada com este SER, que se diz humano, do século XXI!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário