terça-feira, 23 de abril de 2013

Salve Salve São Jorge!!!!

Hoje é Dia de São Jorge: Salve Jorge!!!!!



Curiosidades (wikipedia.com.br)
Um dos Santos mais venerados no Catolicismo e em diversos cultos das religiões afro-brasileiras, onde é conhecido como Ogun.
Foi imortalizado no conto em que mata o Dragão (detalhes abaixo).

Em diversas partes do mundo é tido como o santo padroeiro como Inglaterra, Portugal, entre outros.
É o padroeiro dos escoteiros e da Cavalaria do Exército Brasileiro.

Igreja de São Jorge - Quintino - Rio de Janeiro www.flickr.com)

Igreja de São Jorge em Quintino, no Rio (Foto: Lilian Quaino/G1)A Igreja histórica chamada  Igreja de São Jorge no centro do Rio é na verdade a Igreja de São Gonçalo Garcia e capela de São Jorge. Neste dia, devotos vestem roupas vermelhas e levam flores para o santo. (g1.com)






E neste momento, um dos maiores sucesso da Rede Globo de Televisão no Brasil e em outros países, com transmissão simultânea, é a novela Salve Jorge.

Segundo a escritora Gloria Perez, em entrevista para o site oplanetatv.clickgratis.com.br:
"A idéia surgiu no momento em que assisti a retomada do complexo do Alemão. Emocionante ver o resgate daqueles brasileiros que durante 30 40 anos estavam vivendo sob o domínio de criminosos. Imaginei uma história que pudesse surgir da convivência daqueles moradores com a cavalaria do exército que ocupou a região, dando início ao processo de pacificação. 
O título surgiu da constatação do quanto essas pessoas foram guerreiras para conseguir sobreviver sob o domínio do tráfico e do quanto ainda terão de ser, para escrever essa página nova de sua história. Quando se fala em guerreiro se pensa no mito de São Jorge, que simboliza, não só no Brasil, mas em todo o mundo, a força guerreira que trazemos em nós, e que muitas vezes só conhecemos quando o dragão se apresenta: diante dos obstáculos a vencer! "


Histórico:
São Jorge nasceu na Capadócia no ano de 280. 
No final do século III, o cristão Jorge trocou a Capadócia, na Turquia, pela Palestina, vindo a ingressar no exército de Diocleciano. Jorge logo se destacou, sendo elevado a conde e depois a tribuno militar. 
Tudo ia bem, até que as perseguições aos seguidores de Cristo reiniciaram. O rapaz não quis negar sua fé, fazendo com que Diocleciano se sentisse traído.
O imperador, então, condenou-o às mais terríveis torturas. E Jorge conseguiu vencer à todas elas. Suportando uma dor atrás da outra, o filho da Capadócia suportou as lanças dos soldados, permaneceu firme sob o peso de uma imensa pedra, obteve a cicatrização imediata das navalhadas que recebeu e resistiu ao calor de uma fornalha de cal. 
À cada vitória sobre as torturas, Jorge ia convertendo mais e mais soldados. 
O imperador, contrariado, chamou um mago para acabar com a força de Jorge. 
O santo tomou duas poções e, mesmo assim, manteve-se firme e vivo. 
O feiticeiro juntou-se à lista dos convertidos, assim como a própria esposa do imperador. 
Estas duas últimas "traições" levaram Diocleciano a mandar degolar o ex-soldado em 23 de abril de 303. 
Conta-se ainda que o bravo militar matou um dragão para salvar a filha do rei de Selena e todos os habitantes desta cidade Líbia. 
Lenda ou realidade, o fato é que São Jorge nos lembra que todos nós temos algum desafio a vencer nesta vida, seja o nosso orgulho, o nosso egoísmo ou mesmo problemas que nos afetam no dia-a-dia. Como ele, devemos permanecer fortes e corajosos, independentes dos desafios que a vida nos traga. 
Assim, como Jorge, havemos de vencer.

0RAÇÃO ( para termos fé) - 

" Ó Deus todo-poderoso, vós nos protegeis pelos méritos e bênçãos de São Jorge. Fazei que este grande mártir, com sua couraça, sua espada e seu escudo, que representam a fé, a esperança e a caridade, esclareça a nossa inteligência, ilumine os nossos caminhos e fortaleça o nosso ânimo nas lutas da vida. Que ele nos alcance de vós a firmeza diante da vossa vontade contra as ciladas do mal. 
E assim, vencendo como São Jorge venceu, possamos triunfar convosco no céu, e participar das eternas alegrias. Amém ".

(Fonte: www.comamor.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário