sexta-feira, 16 de maio de 2014

Família...sempre um assunto atual!!!

Ao menos onde moro, São Paulo - Brasil. está um iluminado dia lá fora... e isto contribui em muito para que o bom humor aconteça dentro de nós.

Mas se onde você estiver, o sol não aparecer, não se esqueça: há um sol dentro de você, que a intensidade só depende da sua conexão interna, para sorrir, ser feliz e dizer um enorme SIM à vida.
E por falar em vida, apesar de não ser tão comemorado ou mesmo divulgado, 15 de maio é o dia Internacional da Família.


Não tive oportunidade de abordar o tema no dia de ontem...mas acredito que este tema é sempre muito bem vindo para novos olhares e tantas outras percepções!!!!

Centro Regional de Informação das Nações Unidas (http://www.unric.org)  

Mensagem do Secretário-Geral 

"O Dia Internacional das Famílias deste ano, cuja celebração está subordinada ao tema Mães e Familiares: Desafios num Mundo em Transformação, centra-se no papel essencial das mães no seio das famílias e comunidades em todo o mundo...Enfrentamos múltiplos desafios neste mundo em transformação, mas há um fator que se mantém: a importância intemporal das mães e o seu contributo inestimável para a formação da próxima geração. Reconhecendo os seus esforços e melhorando as suas condições de vida, poderemos assegurar um futuro melhor para todos."

Hoje, já que acabamos de passar pelo Dia das Mães, com presentes, flores, beijos e abraços e momentos muito especiais, resolvi questionar sobre um outro ponto que faz parte da vida de todas as mães e pais presentes também: a educação dos filhos.
E é exatamente neste ponto, que se inicia a formação familiar: mãe, pai e filhos.
Mas, infelizmente, a família perdeu suas características nas últimas décadas....mas a única coisa que não pode perder, é a sua real estrutura.

Não importa o tamanho da sua casa; 
o que importa é a união da sua família!!!
Família sempre foi aquele alicerce para irmos e voltarmos com segurança, para treinarmos desde muito pequenos, as muitas lições e provas que a vida nos traz, quando passamos a caminhar por nossas próprias pernas....
Não tem presente maior do que a chegada de um filho em nossas vidas; aquela inexplicável emoção em ver a vida se iniciar através do nosso corpo e se materializar em nossa frente, com tamanha ternura e inocência.
Nossos filhos nos chegam frágeis e indefesos, necessitando dos nossos cuidados e atenção em todos os momentos.
Mas o desenvolvimento do Ser continua, até o dia em que nos chegam questionamentos sobre a melhor forma de educá-los, já que os recebemos sem manual de  instruções.
E principalmente, hoje em dia, com toda esta facilidade em se receber informações, já que estamos na era da globalização, eles se formam e se informam, alheios às nossas mais secretas vontades ou percepções do mundo externo; e sem falar nos muitos filhos que não tem a possibilidade de conviver com seus pais de forma mais próxima, em função da carreira profissional, e passam muitas horas do dia, sem um controle rígido do que realmente deva ser acessado na internet, de acordo com cada faixa etária.


Eu me sinto privilegiada por já ser mãe de filhos adultos e não ter tido que me preocupar tanto com o que um conteúdo tão infinito de informações inadministráveis, que passou a ser tudo o que envolve a era da globalização.
E vou aproveitar este momento, para dividir com todos, qual foi o meu manual de instruções, na criação dos meus filhos: AMOR EXIGENTE ou Tought Love


Onde surgiu o Amor-Exigente? (http://www.acessa.com/)
Nos anos 70, os psicólogos David e Phyllis York tentaram todas as alternativas disponíveis na época para que suas três filhas deixassem a dependência química, mas foi em vão. Então, reunindo todas as experiências que tinham, iniciaram o movimento ToughLove, que apoiava o dependente e sua família. Em 1987, o Amor-Exigente chegou no Brasil, através do americano jesuíta Haroldo J. Rahm. 
Mesmo não tendo passado por situações tão difíceis quanto a dependência química, na criação de meus filhos, identifiquei no Programa do Amor Exigente, 12 passos para não perder o controle sobre a vida dos meus filhos.
Meu maior aprendizado foi a colocação de limites em nossas vidas e, principalmente, deixar muito claro que amá-los não significaria jamais, compactuar com suas decisões ora imaturas, ora inconsequentes.
Aqui no Brasil, o Programa de Amor Exigente é baseado em 12 Princípios e tem grupos de atendimento gratuito, espalhado por todo o país.

Princípios Básicos de Amor-Exigente
1º  Princípio
RAÍZES CULTURAIS
Os problemas da família têm raízes
na estruturação atual da sociedade.

2º  Princípio
PAIS TAMBÉM SÃO GENTE

3º  Princípio
OS RECURSOS SÃO LIMITADOS

4º  Princípio
PAIS E FILHOS NÃO SÃO IGUAIS

5º  Princípio
CULPA
A culpa torna as pessoas indefesas e sem ação.

6º  Princípio
COMPORTAMENTO
O comportamento dos filhos afeta os pais;
O comportamento dos pais afeta os filhos.

7º  Princípio
TOMADA DE ATITUDE
Tomar atitude precipita crise.

8º  Princípio
CRISE
Da crise bem administrada, surge a possibilidade
de mudança positiva

9º  Princípio
GRUPO DE APOIO
Na comunidade as famílias
precisam dar e receber apoio

10º  Princípio
COOPERAÇÃO
A essência da família repousa na cooperação,
Não só na convivência.

11º  Princípio
EXIGÊNCIA NA DISCIPLINA
A exigência na disciplina tem o objetivo de ordenar e
organizar nossa vida e a de nossa família.

12º  Princípio
AMOR
O amor com respeito, sem egoísmo, sem comodismo deve ser também
um amor que orienta, educa e exige.
 

O Amor-Exigente é um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família, que são praticados por meio dos 12 Princípios Básicos e Éticos, da espiritualidade e dos grupos de auto e mútua-ajuda que através de seus voluntários, sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas.
Há 29 anos, o Amor-Exigente (AE) atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos.  e também para pessoas com comportamentos inadequados.O Programa eficaz estendeu-se também ao trabalho com Prevenção , passando a atuar como um movimento de proteção social já que Amor-Exigente, desestimula a experimentação, o uso ou abuso de tabaco, do álcool e de outras drogas, assim como luta contra tudo o que torna os jovens vulneráveis, expostos à violência, ao crime, aos acidentes de trânsito e à corrupção em todas as suas formas; são também propostas do Amor-Exigente.
Atualmente, o movimento conta com 11 mil voluntários, que realizam, aproximadamente, 100 mil atendimentos mensais por meio de reuniões, cursos e palestras. São mais de 641 grupos no Brasil, 1 na Argentina, e 14 no Uruguai, além de cerca de  259 Subgrupos de frutos de Amor-Exigente. 


O site, www.amorexigente.org.br oferece muitas informações, assim como o contato de vários grupos Brasil adentro.
No dia Internacional da família, esta é a minha dica em contribuição a este núcleo que necessita, urgentemente, ser reformulado e revisto por todos nós, principalmente os que pensam em iniciar a sua própria família!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário