sábado, 17 de maio de 2014

Para onde o amor pode nos levar.....simples omissão ou verdadeira mentira?!?


Até que ponto conseguimos identificar a diferença entre omissões e mentiras?!?
Até que ponto, omitir uma informação que diga respeito a determinada pessoa, tenha um peso menor do que quando realmente conseguimos constatar uma mentira de fato?!?
Para quem o Ser Humano tanto necessita omitir..mentir: para o outro...ou para si mesmo?!?


Qual a duração de uma mentira?!?
Qual o lado positivo de uma mentira?!?
Como omissão pode não ser considerada mentira, a partir do momento em que, para ocultar a verdade, se faça uso de falsas verdades?!?
Seria uma pseudo sensação de auto-proteção, para não perder o que
imagina ter como certo?
Mas até que ponto realmente temos isto ou aquilo de fato.... até que ponto podemos  no intitular donos da vida de alguém e nos sentirmos convictos de que jamais o perderemos... ainda mais quando a base do relacionamento seja a mentira?!?

Por mais escondido que esteja, mais cedo ou mais tarde, virá à tona!!!!


Senta que lá vem história....as histórias de Nenê!!!!


E é exatamente neste período do ano, em que Nenê mais olha para trás, para um passado que existiu de verdade, mas similar a um jogo de quebra-cabeças, onde muitas peças ficaram faltando; uma lacuna aberta.... uma ferida latente!!!!
E a pergunta mais intensa dentro do seu coraçãozinho:
"Será que ela está viva? E se estiver, será que se lembra de mim??"
Porque, para Nenê, é muito difícil conceber o esquecimento, ainda mais em uma ligação destas, tão forte... uma ligação consanguínea...uma ligação de vida!!!!


Nenê jamais poderia desconfiar que, a simples ida a um velório, de sua tia, poderia promover em sua vida, a morte do mais sublime dos sentimentos: a confiança!!!!
Nenê, em seus quase 16 anos, era extremamente comportada; resultado de uma criação nos padrões militares. Fora educada para respeitar, pouco falar, obedecer, não contestar. E era exatamente assim que agia, pelo menos, até aquele momento!!!!
E mesmo sentindo algo que não sabia explicar, respeitava demais a sua mãe, pois o pai, já havia falecido há quase dois anos atrás. 
E aquele momento era um momento de extrema dor para sua mãe, que acabara de perder uma das irmãs, acometida pela Leucemia. Sua mãe era extremamente ligada à família e perder uma das irmãs, era relativo a perder uma parte dela mesmo!!!!
E Nenê fora encontrá-la no interior, há mais de 400 km de distância de onde moravam, pois sua mãe já estava por lá, há alguns dias. Nenê não gostava nem um pouco do ambiente de velórios; mas sabia o quanto sua presença faria a diferença para sua mãe. 
Então, Nenê optou por ficar mais tempo do lado de fora da sala de velório. Até que a esposa de seu primo, resolveu lhe fazer companhia. Mas Nenê estava cansada de ficar ali, sem fazer nada e resolveu dar uma caminhada e verificar como estava sua mãe. 
Mas sabe aquela frase: lugar errado e hora errada?!? ...ou sei lá se de errado não tenha nada?!?.....
Mal Nenê entrou na sala onde acontecia o velório e, logo em seguida, viu sua mãe aos gritos com uma outra mulher. Não entendendo nada do que estava acontecendo, a esposa do seu primo a puxou pelo braço, tirando-a daquele ambiente... e então voltaram para o tal banco de jardim.
E, para sua total surpresa, a tal moça lhe questionou: "Você viu o que você fez?" 
E claro... Nenê não entendeu nada!!!! Estava como sempre, quieta, comportada..não havia feito nada. Então indagou: "Eu fiz o que? Estou aqui quieta, nem abri minha boca.... o que foi que eu fiz?"
E a tal moça respondeu: " Sua mãe está assim, tão nervosa por sua causa!!!!"
E claro...Nenê não estava entendendo nada, absolutamente nada.
Foi então que a tal moça completou: " Você não ouviu o que aquela senhora perguntou para a sua mãe?"
E Nenê não havia ouvido nada, a não ser presenciado a sua mãe muito alterada e indo na direção de uma mulher que não conhecia. E claro...Nenê já conhecia muito bem sua mãe; apesar de sempre se fazer presente em cada detalhe da sua formação e educação, era uma mulher muito reativa, provavelmente em função da vida difícil que teve com o companheiro, pai de Nenê, que era alcoólatra e tanto a fez sofrer!!! Ela não levava desaforo para casa; imagine com as emoções totalmente alteradas em função da perda da irmã?!?
E claro, aquela esposa do primo de Nenê, mesmo que jamais tenha conhecido o real motivo de tal comentário, não poupou detalhes e, como costumamos dizer em português, "rasgou o verbo"!!!!
E seguiu em sua narrativa:

"Sua mãe ficou muito alterada porque aquela mulher questionou se você era a menina que a sua mãe havia pego para criar!!!! 
Sua mãe nunca quis que você soubesse da história verdadeira porque a ama demais. Mas eu achei que você havia escutado e resolvi lhe contar a verdade!!!
...E não há necessidade de dizer que, a partir daquele momento, Nenê se sentiu como se estivesse em decomposição e que jamais voltaria a ser quem era.... como realmente aconteceu: NUNCA mais conseguiu ser aquela menina doce, submissa e principalmente, que confiava nas pessoas!!!!
E ela continuou....
"Sua mãe sempre quis ter um filho, mas jamais conseguiu levar uma gravidez à frente. Perdeu duas vezes, gravidez de gêmeos e isso a fez sentir-se muito infeliz. E costumava brincar com as cunhadas que, um dia, iria roubar as sobrinhas, de tanta vontade que tinha de ter uma filha. E sonhava mesmo era com uma menina.... e até tinha o enxoval completo!!!
Até que que este dia aconteceu em sua vida: uma amiga dela telefonou e disse: uma moça deu a luz à uma menina e não a quer. Esta criança está para adoção; te interessa? Mas que depressa, ela providenciou um disfarce, peruca, óculos escuros, etc, e foi direto para o tal hospital. ao encontro da amiga, Assistente Social. 
Quando lá chegaram, foram direto para o quarto onde estava a tal mulher. 
Ela estava deitada na cama e, uma enfermeira com a criança no colo, vestida com roupinhas muito simples, insistentemente tentava convencê-la a amamentá-la pela primeira vez. E a tal mulher se recusava e gritava em alto e bom tom que a culpa era do homem que estava em um porta-retratos em sua cabeceira: " Se ele tivesse me assumido, eu não teria que ter feito isso!!!" 
A enfermeira voltou a questionar se ela estava realmente decidida a doar a sua filha e não vê-la nunca mais já que, no ano anterior, ela já havia tido um menino e também dado para doação. 
E a tal mulher, se mantendo virada para o canto da parede, sem ao menos olhar para a criança recém-nascida, balançou a cabeça de forma positiva e confirmou: "Pode levá-la daqui!!!"
Rapidamente, sua mãe e a tal amiga tomaram a criança do colo da enfermeira e saíram sem olhar para trás. 
Essa menina recém-nascida era você, Nenê...."


 Tudo o que Nenê mais queria, naquele exato momento, era fazer aquela mulher parar de falar.... mas ela se sentia congelada.... a única sensação que tinha era que havia algum engano...aquela história não podia ser a sua real história...sua mãe havia mostrado fotos enquanto gestante, sua certidão de nascimento não tinha nenhuma alusão à adoção.... o que realmente estava acontecendo?!? Que grande equívoco era aquele?!? Por que a esposa do seu primo estava fazendo aquilo, naquele exato momento e em um lugar tão pouco apropriado?!?

Esta história da vida de Nenê tem muitos outros detalhes.... mas o que realmente ficou de tudo isso foi o que tudo isso promoveu na vida de Nenê.
Por mais que a adoção seja um dos maiores exercícios na prática do amor, quando permeado pela mentira, ou até mesmo pela omissão dos fatos, pode promover um enorme abismo entre as partes, porque confiança é algo que se constrói no dia a dia e que, a reconstrução pode jamais acontecer!!!!
E por este motivo, a pergunta:
Por onde o amor pode nos levar?
E é por isso que, neste período do ano, esta história fica tão latente na mente de Nenê.... porque há poucos dias, foi comemorado, o Dia das Mães e Nenê nunca teve um detalhe se quer sobre sua mãe biológica ou até mesmo, o tal suposto irmão, um ano mais velho....
E não bastando tudo isso, nos próximos dias, Nenê comemora mais um aniversário....e internamente a pergunta que reverbera em seu coração: "Será que esta mulher está viva?! E se está....será que se lembra deste dia?!?"

E quem não teria vontade de completar este quebra-cabeças?!?

Mas é vida que segue....
...e lá vai Nenê, sempre tentando estar...
...de bem com a vida!!




As verdades são lindas, mas em determinados casos, machucam quando ditas."
O tempo deixa perguntas, mostra respostas, esclarece dúvidas, mas acima de tudo, o tempo traz verdades. 
"As mentiras são sedutoras, mágicas e nos inebriam a alma. Quase nunca doem quando ditas. Porém seus efeitos são devastadores quando descobertas!!!!"





Nenhum comentário:

Postar um comentário