quinta-feira, 22 de maio de 2014

O "GPS" interno de cada um de nós!!!!

Cada um de nós tem seus critérios próprios que determinam suas escolhas, em cada um dos segmentos da vida. São critérios que definem as amizades, as uniões, o ir e vir em encontros sociais e comerciais, as aquisições, o conhecimento através de leituras diversas, filmes, lazer e tudo o que conversamos e até mesmo o que pensamos!!!
As religiões definem tais critérios como livre-arbítrio. Sim, ele se faz presente em cada segundo da nossa vida...até mesmo quando optamos por fazer absolutamente nada em nossa rotina.
Desde nosso nascimento, por mais tenra que seja a idade, já temos a oportunidade da escolha e, de acordo com os exemplos que recebemos, aqui e ali, passamos a ter escolhas mais ou menos conscientes. Este é o processo de formação de caráter e personalidade que passamos em nossa primeira infância e que acaba por interferir diretamente no que seremos em nossa idade adulta.
Mas não é só isso.... o livre-arbítrio se faz presente de uma outra forma: através do nosso discernimento e percepção pessoais.
Por mais que tenhamos recebido direcionamentos diversos em nossa primeira infância, o fato de sermos humanos racionais nos permite analisar cada uma de nossas escolhas, cada caminho que optarmos seguir. E é exatamente por isso que costuma-se dizer: o que acontece em nossa vida não é responsabilidade de ninguém!!!!
Por mais que nossos pais, ou responsáveis legais que contribuíram para nossa formação, tenham nos educado "assim ou assado", a partir do momento que nos tornamos adultos temos o livre-arbítrio em promover mudanças e nos reformatar internamente.
Tudo bem que o ser humano não tem a tecla "Del" disponível para apagar as marcas negativas registradas.... mas temos um GPS interno que nos permite mudar a direção!

Não precisamos e nem devemos nos manter em nossas programações originais. A vida é uma energia em constante movimento e renovação.
Quem nos recebeu nesta vida, quem se ocupou pela nossa alfabetização e formação, faz parte de outra geração, com outros valores e referências!!! Por mais que tenham nos oferecido a melhor fatia do seu conhecimento, tais informações se tornam obsoletas com o passar dos anos .... cabe à cada um de nós nos reciclarmos, nos reprogramarmos e mantermos uma atualização permanente que conecte constantemente nossa essência com os valores do momento presente.
Só assim poderemos evoluir e servir de referência para quem depender, de cada um de nós, no caminho às novas gerações!!!!
Esse "papo" de que "sou o que o meu pai era e o meu filho é igualzinho à mim....", se não for apenas em referência à aparência física, é um conceito totalmente ultrapassado. Temos que nos superar constantemente, inclusive em relação aos nossos pais!!!!
Existem alguns hábitos que, por mais que sejam hereditários, adquiridos através do convívio, precisam ser revistos e reconfigurados. Não é porque somos filhos e herdeiros de uma carga genética, que precisamos repetir o padrão da vida dos nossos antepassados.
A vida segue, sem parar um só segundo!!!
Por mais que optemos por sentar na frente da televisão, nos manter desocupados, estagnados, etc, lá fora esta energia continua em constante movimentação... rotação e translação são engrenagens perfeitas, que não dependem da nossa participação para continuar seus movimentos.
E o único compromisso que deveríamos ter, é o de nos superarmos, crescer à cada dia vivido; não podemos dormir da mesma forma que acordamos...e não podemos despertar do mesmo jeito que adormecemos.... cada dia nos dá a oportunidade de um novo caminho, novos olhares, muitas outras percepções!!! Não podemos nos estagnar, não podemos nos deixar levar pela "onda" deste século que descarta tudo e todos, o tempo todo!!! Precisamos buscar outros caminhos, outras variantes e, voltarmos a valorizar cada oportunidade, cada aquisição, cada relação. Ninguém passa por nossa vida, por acaso... cada aproximação tem um propósito, tem uma razão de ser. Esta é a magia da vida!!!
Não restrinja apreciar, gostar, curtir apenas às ações em redes sociais!!!
Observe suas opções e esteja sempre conectado com a essência da sua vida!!

Assim, quando chegar o momento da nossa partida, teremos criado um legado pessoal, que sirva de referência para os que por aqui permanecerem.....




Nenhum comentário:

Postar um comentário