sexta-feira, 14 de junho de 2013

Baixando a "bola" das manifestações e fazendo o gol da hospitalidade!!!

Vai ser dado o chute inicial da Primeira Copa das Confederações, aqui no Brasil...e o primeiro Mega Evento do país, neste século.
Então deve ser o principal assunto dos brasileiros, certo?
Infelizmente não!!!!


Neste exato momento e há um dia da abertura oficial deste Mega Evento no Brasil, os refletores que deveriam estar direcionados para os preparativos finais e recepção dos turistas tão esperados, foram desviados para as ocorrências em várias capitais brasileiras, assim como na principal e mais conhecida avenida do país: Avenida Paulista.

Conhecida mundialmente e comparada aos maiores centros financeiros do mundo, tais como Nova Iorque, Hong Kong, Tokio, etc, nossa querida Paulista tem sido palco das manifestações populares, nesta última  semana, onde a maior reivindicação é um novo olhar para o transporte público em várias regiões do país.
E outros estados também fazem parte deste cenário que, em muitos momentos, se assemelham à cenas de guerra, em função das ações entre policiais e manifestantes; Rio de Janeiro, Porto Alegre, Maceió, Natal, entre outros municípios também se mostraram contrários aos  aumentos das passagens urbanas.
Tudo começou com a indignação dos estudantes ao aumento de preços das passagens de ônibus, promovido no início deste mês; mas tais protestos estão muito mais embasados nas condições  inadequadas do transporte público que dificulta em muito, não só o ir e vir dos estudantes, como também de muitas classes de trabalhadores, que também acabaram por  se unir às manifestações.
Como não tenho o hábito de entrar nos detalhes que envolvam assuntos mais politizados, prefiro me restringir ao olhar humanitário: Será que precisamos chegar a tal ponto? Não temos como reivindicar nosso direitos sem a necessidade da depredação pública ou da violência policial?
Como comentou uma amiga que reside na própria avenida Paulista: para que tantos excessos?
Mas como não abro mão de um olhar mais apurado e a costumeira percepção do Ser Humano, mais uma vez tenho que concluir que, toda esta situação tem um ponto básico: o ser humano em seu limite!
Ok...somos o país sede da Copa das Confederações, da Copa do Mundo, das Olimpíadas, ok...ok...ok...
E tudo estaria perfeito e todos conectados com este mega evento se não fossem as dificuldades do dia a dia, os problemas com transporte público, com saúde pública, com habitação, saneamento básico, etc...etc...etc....
Por mais visibilidade mundial que nosso país tenha conseguido através do governo do PT(Partido dos Trabalhadores), iniciado com o ex presidente Lula, ainda somos um país em desenvolvimento e com muitos problemas administrativos internos.

Eu realmente acredito que este grito de " Basta" já estava há muito tempo na mente de muitos brasileiros.... a proximidade com este primeiro mega evento, não passa de pura coincidência!!!!
A única atitude que realmente espero é o bom senso de ambas as partes.
Por mais no limite que muitos brasileiros estejam com as precárias condições do transporte urbano, entre outras questões, não podemos esquecer de um detalhe: somos os anfitriões!!!


E como tal, temos que agir como se fôssemos receber uma visita em nossa residência....e quando isso acontece, se tiver algum assunto tenso, ele será rapidamente abafado e disfarçado... não pensaremos duas vezes em servir nosso melhor enxoval e proporcionar ao hóspede, todo o conforto que pudermos...certo?
Então.... uma ação viral do bem:
Brasileiros e Brasileiras, não se esqueçam do quanto somos hospitaleiros e educados.... este sempre foi o nosso maior legado: o sorriso no rosto, marca da nossa costumeira simpatia!!!!

Por mais problemas internos que tenhamos e que afetam tanto a vida de todos nós brasileiros, vamos minimizar as ações de protestos pelos próximos quinze dias.
Não é exatamente isso o que fazemos anualmente,  quando chega o Carnaval?

Então.... temos a oportunidade de mostrar a nossa essência: alegria e hospitalidade!
Vamos fazer de conta que é Carnaval....e vamos receber nossos convidados, da melhor forma possível. com o jeitinho brasileiro de ser!!!

Basta de violência...basta de depredação..... basta de manifestação!!!
Os turistas que já estão em nosso país ou chegarão nos próximos dias, não tem nada , absolutamente nada a ver com o que passamos.
Vamos recebê-los de braços abertos!!!!!


Esperamos tanto por este momento, tantas oportunidades para o nosso país, para o comércio de forma geral... que tal "baixarmos a bola" das manifestações e fazermos o gol da hospitalidade?


Eu acredito que somos totalmente capazes de fazer um mega evento: mega na recepção, na apresentação e em nosso comportamento!!!!!

Ter a vitória da Copa das Confederações, não depende de nós, mas sermos gentis e receptivos aos muitos turistas que no Brasil estarão, é totalmente da nossa responsabilidade!!!!

E eu sempre acredito que, se agirmos de acordo com nossa essência brasileira, este mega evento será o primeiro grande sucesso do século, para nós brasileiros!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário