quinta-feira, 25 de julho de 2013

Borboleteando....Explicações sobre este friozinho intenso!!!

Será que você está estranhando o friozinho que está fazendo nestes últimos dias aqui no Brasil?
Fui dar uma pesquisadinha e em minhas borboleteadas, olha só a explicação que encontrei...

Que frio é esse???!!!


mapa_neve_620 (Foto: Editoria de Arte/G1)

O Brasil viveu algumas das mais baixas temperaturas da sua história nesta quarta-feira, 24, mas foi a sensação térmica o que realmente assustou.
Durante a madrugada, na Avenida Paulista, a sensação era de temperatura negativa (-1). 
Já na Serra Gaúcha, os habitantes teriam vivido a experiência de passar por nada menos que -16 graus. 

De acordo com a meteorologista Lucia Gularte, do Inmet, só em julho do ano 2000 houve temperaturas tão baixas registradas por tantos dias consecutivos.
“Foram 17 dias ao todo. Agora, já há sete dias com temperaturas abaixo de zero, e certamente isso vai continuar até sexta-feira, o que deve atrapalhar significativamente a agricultura, especialmente plantações de cítricos e alface, e trazer problemas de saúde “, diz o meteorologista Lúcia Gularte do Inmet.
Entre os locais atingidos pela neve são duas capitais: Curitiba e Florianópolis. 
Em Curitiba, a neve, registro feito na terça-feira pelo Instituto Meteorológico Simepar, é a primeira desde 1975.
Flocos de neve e chuva gelada foram vistos em vários bairros de Curitiba e em cidades como Araucária, Campo Largo, Lapa e Pinhais, incluindo o Aeroporto Internacional Afonso Pena.
Em Santa Catarina, Epagri / Ciram neve registrada na região do Morro Cambirela em Palhoça, em Florianópolis. 
É a primeira ocorrência do tipo em 29 anos, também visto em outras cidades da região metropolitana, como Alfredo Wagner, Angelina e Rancho Queimado, e de várias partes do estado.
Ao todo, pelo menos 57 cidades em Santa Catarina tiveram neve.
Até 06:30 desta terça-feira, a temperatura mais baixa foi em Bom Jardim da Serra, na região montanhosa, com -7 ° C. Em São Joaquim, na mesma região, foi de -4 ° C, deixando as árvores congeladas.
Neve no Sul também fechou rodovia federal (BR-116, BR-280 e BR-282) e estadual (SC-350, SC-390 e SC-280), em Santa Catarina, por causa do acúmulo de gelo na pista.
Além disso, a neve eo frio extremo causado cancelamento de aulas em São Joaquim. 
Um morador de rua morreu em Biguaçu, em Florianópolis, devido ao frio. E duas cidades do estado – São Joaquim e São José, em Florianópolis – estão em situação de emergência para comprar cobertores e suprimentos para as famílias mais pobres.

São Paulo tem recorde de frio (Agência Estado)


São Paulo registrou na madrugada desta quarta-feira (24) a menor temperatura do ano e a mais baixa desde 2000, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 
De acordo com dados do Instituto, obtidos no mirante de Santana, na Zona Norte da capital, a mínima foi de 5,2ºC entre 3h e 6h desta quarta. 
A sensação térmica, no entanto, foi de –3ºC, por conta da umidade e do vento.


Maior nevasca em décadas
De acordo com o meteorologista do Inmet Marcelo Schneider, a queda de neve em Santa Catarina e no Paraná é um dos maiores em décadas. Em algumas cidades, como Curitiba, a última ocorrência foi há 38 anos.
“A acumulação de neve no sul do Paraná também é raro. Então, o que chama a atenção é a duração de dias frios, a permanência do ar polar e neve, e não a temperatura mínima absoluta “, explica Schneider.

Como se calcula a sensação térmica? 
Pode parecer fruto de achismo ou algo baseado meramente na percepção sensorial, mas existe uma ciência por trás do número, que leva em conta dois fatores principais: a temperatura real e a velocidade do vento. 

Para chegar ao número para a Avenida Paulista, por exemplo, o cálculo mais básico pesou o que marcava o termômetro (5,3 º) e o vento no local (4,3 m/s). 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sensação térmica tende a diminuir 1 grau a cada vez que os ventos passam os 7 km/h. 

Porém, existe um teorema mais complexo para medir a sensação com ainda mais exatidão: 

ST = 33 + (10 √v + 10,45 – v). T – 33 / 22, 
onde v é a velocidade do vento em km/h e T são os graus em Celsius. 

Por fim, fora do cálculo dos principais institutos de meteorologia do Brasil, outro fator importante para medirmos a sensação é a umidade do ar – o frio úmido tende a afetar mais o nosso corpo que o seco. 


(fontes : revistagalileu.globo.com e sandcarioca.wordpress.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário