quarta-feira, 28 de agosto de 2013

"Flores raras" - Direção de Bruno Barreto...eu indico!!!


 E não é que o filme me surpreendeu?
E pode ter certeza de que não foi apenas o fato de ter ver a brilhante atriz Glória Pires, interpretando em outro idioma...
O conteúdo da história é fascinante.
A sinopse nem havia chamado tanto a minha atenção...


A história de amor entre Elisabeth Bishop (poeta americana vencedora do Prêmio Pulitzer em 1956) e Lota de Macedo Soares (“arquiteta” carioca que idealizou e supervisionou a construção do Parque do Flamengo). Ambientado no Brasil dos anos 50 e 60, quando a Bossa Nova explodia e Brasília era construída e inaugurada, o longa acompanha a história dessas duas grandes mulheres e suas trajetórias 
(Fonte: http://globofilmes.globo.com)

"Uma Arte" Elizabeth Bishop 

(http://youtu.be/JEnfmg7AYvc)

Mas conforme o tempo foi passando, e as situações acontecendo, no decorrer da trama baseada na história verídica da escritora Elizabeth Bishop, eu fui me encantando e me rendendo ao seu enredo.
Além de uma fotografia belíssima e um pitadinha da história do Brasil nas décadas de 50 e 60, a sutileza em se tocar em um tema tão delicado quanto "PERDAS"...
Tudo bem...não se preocupe...não vou contar o filme...ehehehe...apenas algumas percepções de forma generalizada....
É um filme que narra a  arte de perder, ou melhor.... como é vista a sensação da perda por um ser humano  tão sensível quanto Elizabeth Bishop.
E tem um determinado momento que ela diz algo mais ou menos assim: 
"Não é que eu não acredito que eu tenha direito de ser feliz...é que eu já sei que, tudo o que eu mais amar, logo logo eu vou perder....então...eu já vivo aguardando este momento...porque mais cedo ou mais tarde, eu vou perder mesmo!!!!"
É uma mulher que, após tantas perdas ( perdeu o pai ainda na infância; sua mãe morreu após ser internada em uma clínica psiquiátrica; não tinha irmãosoptou por viver sozinha, sem muitos amigos.....até mesmo sem muito falar. 
Passou a não acreditar no amor...ou quem sabe, a não se permitir amar!!!
Tinha tamanha dificuldade com a comunicação que até mesmo para declamar seus poemas, sentia-se constrangida...muito constrangida!!!!
Mas era de uma capacidade imensurável em relação à escrita e por isso fora tão premiada.
Como uma das minhas primeiras opções, quando vou escolher um filem, é ter algum tipo de mensagem, para poder sair do cinema, de forma diferente da que entrei, este aqui e´um filme que indico para os mais sensíveis.... ou para quem já tenha tido algum tipo de perda relevante, em sua vida!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário