quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Você conhece o trabalho de uma Instituição Assistencial?

Hoje resolvi abordar um pouco da área de atuação que, à cada dia, mais adeptos tem recebido: Terceiro Setor.
E será que todos sabem o que realmente significa o Terceiro Setor?
Encontrei uma definição muito maias abrangente:
O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. 
O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais. 
Com a falência do Estado, o setor privado começou a ajudar nas questões sociais, através das inúmeras instituições que compõem o chamado terceiro setor. Ou seja, o terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.(www.filantropia.org)
E como faço parte, como voluntária em Assessoria de Imprensa na Instituição Dr. Klaide (Santo André- SP), apresento o perfil de atuação de uma Instituição Assistencial, através deste projeto que está em atuação, há mais de 22 anos.

Fundada em 1990, a Instituição Assistencial e Educacional "Dr. Klaide" www.crechedrklaide.org.br é uma ONG localizada em Santo André que visa assistir à comunidade por inteiro. 
Para isso, foram fundadas quatro unidades destinadas a públicos diferentes.

1 - Creche "Dr. Klaide": 
   Atende 100 crianças, de 1 ano e 8 meses a 5 anos e 8 meses, em período integral. As crianças tem acesso a uma orientação lúdico-pedagógica, baseada nas especificações da Secretaria da Educação de Santo André. Oferecemos três refeições diárias, atendimento odontológico e psicológico.

2 - Núcleo de Educação Complementar "Antônio de Paula": 
   Ao atingir a idade limite da Creche, as crianças passam para o Núcleo Antônio de Paula. Neste Núcleo, crianças de 5 anos e 8 meses a 14 anos recebem educação complementar, no horário contrário ao que estejam nas escolas públicas. O foco são as atividades artísticas: elas participam de aulas de música, canto coral, teatro e dança. Há também aulas de informática e atendimento odontológico. 


3 - Núcleo de Apoio e Assistência "Eduardo dos Santos":
   A partir dos 14 anos, os educandos podem participar das atividades deste Núcleo. O foco do "Eduardo dos Santos" é a formação profissional, e para este fim, oferecemos cursos gratuitos das mais diversas áreas. São cursos como Inglês, Espanhol, Cabeleireiro, Elétrica Residencial, Manutenção de Micros, Porteiro, Garçom, entre outros, que permitem que os educandos, mesmo ainda durante o curso, exerçam seus conhecimentos no cotidiano da comunidade, e ajudem a aumentar sua renda.             


Estes são dois tapetes feitos com retalhos de tecidos. 
Mais um ponto para a sustentabilidade!

4 - Núcleo de Convivência para o Idoso "Dr. Eliseu":

   Como as famílias por vezes não tem condições de dar a atenção devida aos seus idosos, criou-se um núcleo específico para a convivência diurna. No "Dr. Eliseu" eles recebem alimentação balanceada, fisioterapia, exercícios físicos, atividades que elevem a autoestima e a convivência em grupo, tudo num local tranquilo, bem equipado e com cuidadores.

Como as crianças da Creche e do Núcleo Antônio de Paula nem sempre tem famílias tradicionais, as festas do "Dia das Mães" e "Dia dos Pais" foram substituídas pela Festa da Família, de forma que todos podem se sentir incluídos na comemoração 


Neste evento, no caso do Núcleo Antônio de Paula, os educandos apresentam aos seus familiares parte do conhecimento adquirido durante as aulas ministradas no Núcleo, principalmente as de dança, música e teatro.


Depoimento de ex aluna da Instituição Assistencial Dr. Klaide

Eu realmente acredito na força da ação de uma trabalho como este, 
rumo à contribuição de um futuro melhor, 
na vida de crianças e jovens carentes.
Se todos nós dedicássemos um curto espaço de  tempo das nossas agendas, 
para contribuir com nossas aptidões, na formação deles....
não só faríamos a diferença na vida deles...
mas principalmente na nossa!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário