quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Mas hoje é dia de que mesmo? Ahhhhh...Dia dos bancários!!!














Sabe como nasceu o Dia dos Bancários, que é comemorado hoje? De uma grande assembléia realizada nesta data no ano de 1951. Nela os bancários de São Paulo decretaram greve após ouvir contraproposta dos patrões que consideraram inaceitável. À reivindicação de reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço, a resposta foi a exclusão dos dois últimos e reajuste parelho com os índices oficiais do custo de vida. 
Embora bancários de outros estados tenham aceitado o acordo, os paulistas desprezaram o que consideraram "gorjeta", e enfrentaram 69 dias de greve sob repressão do DOPS e pressão até de outros sindicatos da categoria. 
Em 5 de novembro, a Justiça concedeu reajuste de 31%, pondo fim à paralisação.

A participação feminina já se fazia presente, mas foi apenas em 1957 que o Sindicato ganhou suas primeiras diretoras, Consuelo Toledo e Silva e Maria Aparecida Galvão, esta última a primeira mulher a fazer parte da equipe de redação da Folha Bancária.

Ainda neste ano, a categoria conquistou a almejada jornada de seis horas para todos os funcionários dos bancos e a aposentadoria por tempo de serviço.

O pioneirismo sempre foi marca da categoria bancária. 
Foi a primeira a assinar acordo único válido para todo o país, em 1992, ano de fundação da Confederação Nacional dos Bancários (CNB). 
A Participação nos Lucros e Resultados veio em 1995. A discussão sobre igualdade de oportunidades entrou na convenção em 2001. Tudo isso aconteceu num período em que o movimento sindical se viu pressionado por dificuldades decorrentes do aumento do desemprego. O final do século 20 foi marcado pela forte internacionalização da economia e pelas privatizações promovidas em toda era FHC – Fernando Henrique Cardoso esteve na presidência do país de 1994 a 2002. A farsa do real estável caiu por terra. Empresas fecharam suas portas e o desemprego atingiu recordes históricos.O povo deu sua resposta nas urnas. As eleições de 2002 levaram à presidência o metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva. 



Fonte: www.spbancarios.com.br

















Nenhum comentário:

Postar um comentário