terça-feira, 6 de agosto de 2013

Festa do Peão de Boiadeiro: você sabe como tudo começou?


Em 1955, um grupo de 17 rapazes, financeiramente auto suficientes, se reuniram para beber cerveja e jogar conversa fora. 
Foi assim que começou O clube “Os Independentes”. 
Atualmente, com cerca de duzentos empresários, faz acontecer uma das maiores festas de peão da América Latina, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.
E a intenção maior foi homenagear um importante personagem da história econômica desta região: o Peão de Boiadeiro!
Um evento anual, sendo a maior celebração rural do país, com reconhecimento além das fronteiras do Brasil, o qual abriu portas para o turismo na cidade.
É realizado sempre no mês de agosto, para coincidir com o aniversário da cidade de Barretos, comemorado no dia 25. 
Barretos está localizada ao norte de São Paulo, em torno de 420 km da capital.
Neste ano, em sua 58ª edição, peões e simpatizantes de Rodeios, já reservaram em suas agendas, o período de 15 a 25 de agosto.
Os organizadores, prometem superar as expectativas dos visitantes, não só com a apresentação de peões de todos os cantos do mundo mas também com vários shows de artistas consagrados; um evento ímpar, sempre regado por uma alegria contagiante.
E para termos noção da gigantesca estrutura deste evento, conheça alguns números: 
mais de um milhão de participantes; Parque do Peão Mussa Calil Neto, com mais de um milhão de metros quadrados e estacionamento para 14 mil veículos. 
Neste Parque acontecem Feiras Comerciais e abriga também: Espaço de Lazer e Eventos Berrantão, Rancho do Peãozinho, Área de Camping, Fazendinha, Hípica e o magnifico Estádio polivalente de Rodeio, em formato de ferradura e projeto de Oscar Niemayer, com capacidade para 35 mil pessoas sentadas.
Mas o evento não se resume apenas ao Rodeio: culinária típica dos peões de boiadeiro, tal como a Queima do Alho; concursos diversos, como o do Berrante e do Pau de Sebo; apresentação de grupos folclóricos e representantes da cultura popular brasileira, além do espaço Pau do Fuxico, com ambientação que remete aos encontros de tropeiros do passado.


Clube “Os Independentes” é um exemplo de trabalho que nunca se dão por satisfeitos. 
Além da tradicional Festa de Peão de Boiadeiros, eles também estão à frente de vários projetos sociais, dentro e fora do município, relacionados à saúde, alimentação e bem estar coletivo.

E os barretenses já podem comemorar: Barretos já está inclusa no circuito dos 55 destinos turísticos brasileiros, que serão explorados na Copa do Mundo de 2014.
Não poderia ser diferente, né?

Outras Informações:
www.barretos.sp.gov.br/site-departamento-turismo
www.independentes.com.br
www.barretaocountry.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário