quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Sugestão para final de semana: Você já visitou São Roque?


Estância Turística de São Roque


Em 16 de agosto de 1657, o nobre capitão paulista Pedro Vaz de Barros, fundou a cidade de São Roque. O nome foi escolhido em função da grande devoção que tinha pelo santo.
Era uma região que servia como parada aos Bandeirantes; costumavam se instalar em um local chamado de “A Casa Grande”; atualmente é uma das atrações da cidade, a qual nos remete à história do Brasil enquanto colônia. Está localizada na Rodovia batizada com o nome de Mário de Andrade, pois foi o escritor brasileiro quem fez a doação e permitiu que fosse tombada pelo Serviço de Patrimônio Histórico Artístico e Nacional, em 1947. Mário de Andrade fez apenas uma exigência: ser o zelador do imóvel enquanto estivesse vivo; queria continuar a receber seus amigos artistas, neste espaço de repouso.
Há uma grande quantidade de capelas na cidade: em torno de 30; pequenas como a Capelinha de São Pedro e maiores, como a Capela de São Luiz Gonzaga. Mas a maioria promove festejos durante o ano.
São Roque é uma cidade localizada a 60 km da capital paulista, com muitos atrativos e temperatura amena, provavelmente em função da abundante área verde que a cerca; 54 alqueires de Mata Atlântica, reconhecido pela Unesco, como Patrimônio da Humanidade.
Desde o século XVII já havia o cultivo da uva e produção de vinho.
Foi transformada em Estância Turística, em 1990, em função do seu grande potencial histórico, artístico, ecológico e cultural. São Roque passou a ser conhecida como a Terra do Vinho Paulista em função dos muitos vinhedos nas encostas, formados após a chegada dos imigrantes italianos e portugueses.
Em 2009, um grupo de empresários estabelecidos na Raposo Tavares, em parceria com a Prefeitura de São Roque, lançou o Projeto “ Roteiro da Raposo” que compreende o km 46 até o 60 da mesma rodovia.. A intenção inicial era fomentar o turismo na região assim como a divulgação de pontos turísticos.
Há varias vinícolas na cidade. Tivemos a oportunidade de conhecer três delas, com características bem distintas:

Vinhos Frank

A Cantina Frank tem o vinho mais artesanal da cidade de São Roque; costuma receber os turistas previamente agendados, com um delicioso café da manhã, acompanhado do grupo de violeiros “Projeto Viola Caipira”.



Vinhos Bela Aurora


Os visitantes são recebidos em tonéis; isso mesmo, os espaços tem formato e aparência de tonel. Há o tonel com vinhos e sucos de uva, inclusive o de uva branca. Um outro espaço em formato de tonel que funciona como uma cafeteria; e um último, com opções em artesanato e cachaçaria.
Todas as bebidas estão disponíveis para degustação, além de uma belíssima paisagem que pode ser observada ao longe, através de uma luneta.

Vinhos Canguera

Fundada em 1952, a adega foi batizada com o nome do bairro. Seu fundador, João Antonio Camargo, presidiu o Sindicato da Industria do Vinho de São Roque – Sindusvinho e foi um dos grandes colaboradores na organização da Festa do Vinho de São Roque, um dos eventos mais tradicionais da cidade no passado.
Atualmente a administração está em sua 3ª geração, em um espaço muito bem decorado. Os visitantes são convidados à degustação de toda a linha de produção de vinhos. Outro atrativo é o Restaurante 
Nostra Villa, um espaço muito pitoresco e agradável, com pratos com sabor de comida caseira, incluindo a pérola da região: a alcachofra.



Visitamos a Fazenda Bonsucesso com uma imensa plantação de alcachofras para produção de conservas e pratos comercializados pelo estabelecimento.
A alcachofra é uma flor comestível de sabor marcante e delicado, utilizada com muito sucesso pela gastronomia mundial; 85% das alcachofras produzidas no país são provenientes de São Roque e municípios vizinhos. É de origem asiática, mas chegou no Brasil através dos colonizadores italianos. Era consumida pelos reis os quais proibiam as rainhas de consumi-las, por ser um alimento afrodisíaco.
A alcachofra tem um sabor muito delicado e, apesar de ser muito utilizada na Gastronomia, é necessário estar atento aos temperos para não roubar o paladar característico. Inclusive receitas de sobremesas já foram desenvolvidas, mas costuma ser mais apreciada em pratos salgados.

Anualmente acontece a Expo São Roque no mês de outubro; neste ano, de 4 a 27 de outubro,  sempre de sexta à domingo. 
O evento acontece no Recanto da Cascata, nome dado em função de uma cachoeira na parte interna do recinto. Está totalmente estruturado para receber turistas, com muita diversão para toda a família, gastronomia elaborada por Chefs renomados, incluindo pratos com alcachofra, e stands dos produtores de vinhos. No recinto, uma mini fazendinha a qual comercializa cães e passarinhos, e passeio em mini pôneis para os pequenos visitantes. No ginásio de esportes ficam os artesãos da cidade, com seus trabalhos expostos.
Neste ano, em sua 21ª edição, o tema escolhido foi a Sétima Arte: o Cinema. Nessa direção, os visitantes poderão assistir a apresentações especiais, encontrar personagens de filmes e ouvir as trilhas sonoras que fizeram história.
São Roque tem muitos outros atrativos para públicos das mais diversas faixas etárias: Fábrica de Chocolates, igrejas, e confortáveis opções em hospedagem. No Hotel Alpino há um museu com personagens da História do Brasil, confeccionados em cera, em estatura normal.
Um dos passeios mais procurados é o Ski Mountain Park com Pista de Esqui e muitas outras atrações. O parque está em uma das belas montanhas da cidade a 1.200m acima do nível do mar, sendo que parte dos 320.000 m² é de mata atlântica nativa.
Funciona aos finais de semana, incluindo feriados. Para maiores informações, acesse o site: www.skipark.com.br

E São Roque, desde o inicio de 2013, já tem curso voltado para o cultivo da uva e elaboração do vinho, sendo um dos cinco no país. 

O curso tem formação básica, viticultura ( ciência que estuda a produção da uva ) e enologia (processamento da matéria-prima com ênfase em elaboração de vinho e harmonização).

A cidade de São Roque, através da sua característica hospitalidade, 

proporciona a seus visitantes, momentos de muita paz e lazer,

através de seus jardins floridos e de uma gastronomia desenvolvida 

com muito carinho.

Durante todo a minha visita por São Roque, em mais uma 

agradável 

programação da Agência Viajar Melhor

(www.viajarmelhor.com.br ), fomos acompanhados pela guia da 

cidade, Adriana L. Boccato (adrianaboccato@hotmail.com), a 

quem agradeço pela atenção e informações fornecidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário