sábado, 14 de dezembro de 2013

Obesidade infantil: muita atenção!!!

Que tal aproveitar o período de férias escolares e promover uma mudança de hábitos alimentares na vida de seus filhos? Isso poderá fazer uma enorme diferença na idade adulta dele!!!!
Então...vamos ler com atenção as informações que seguem abaixo?
Lindo dia de vida para todos nós!!!!

Bebidas açucaradas são as principais responsáveis 
pelo ganho de peso na infância 
Fonte: msn.minhavida.com.br


Refrigerantes, sucos de caixinha e isotônicos devem ter o consumo limitado (POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 12/03/2013 - msn.minhavida.com.br)

Um estudo pulicado nesta terça-feira (12) no American Journal of Preventive Medicine aponta que bebidas açucaradas, como refrigerantessucos de caixinhaisotônicos e quaisquer outros líquidos com alta concentração de açúcar, podem ser os principais responsáveis por dietas hipercalóricas na infância. Além disso, crianças que consomem esse tipo de bebida são mais propensas a consumir alimentos pouco saudáveis. A descoberta foi feita por pesquisadores do Departamento de Nutrição da University of North Carolina, nos Estados Unidos.
A pesquisa foi baseada em dados de 2003 a 2010 de uma pesquisa nacional chamada What We Eat in America. Por meio de uma amostra de 10.955 crianças e adolescentes com idades entre dois e 18 anos, foi possível avaliar os hábitos alimentícios em três faixas de idade: dos dois aos cinco anos, dos seis aos onze anos e dos 12 aos 18 anos de idade.
Os resultados mostraram que bebidas açucaradas eram as grandes responsáveis pelo consumo excessivo de calorias nas crianças com idades entre dois e 11 anos. Entre o grupo com idades entre 12 e 18 anos, isso também foi observado, mas somente quando o consumo de bebidas açucaradas ultrapassava 500 calorias por dia. Além disso, consumir muito refrigerante e suco de caixinha foi relacionado a uma alimentação mais calórica.
Para o autor, o estudo é um alerta para os pais, que são os principais responsáveis por ensinar bons hábitos alimentares para seus filhos. Embora sejam gostosos, pizzas, bolos, biscoitos e batatas fritas devem ter o consumo limitado.
Bons hábitos alimentares previnem a obesidade infantil
Que tal ensinar bons modos há mesa para seus filhos? Isso evita o ganho de peso na infância, prevenindo problemas como a obesidade infantil. Veja algumas dicas a seguir:
Hora certa de comer - Getty Images
A criança deve comer cinco ou seis refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) em locais apropriados e horários pré-estabelecidos.
Guloseimas - Getty Images
As guloseimas não devem ser proibidas, mas sim oferecidas em porções controladas, por exemplo, um pacotinho com três bolachas recheadas. Não se esqueça de não deixar as guloseimas ao alcance da criança. 
Doces - Getty Images
Evitar consumo excessivo de salgadinhos, frituras, refrigerantes, doces e guloseimas em geral, limitando o uso destes a 1x/semana no máximo. 
Legumes e crianças - Getty Images
Sempre tenha em casa legumes, verduras, salada, frutas, iogurtes, cereais matinais e sucos naturais. 
Refeições fracionadas - Getty Images
Ajude as refeições fracionadas a virar rotina do seu filho, diminuindo assim o volume dos alimentos ingeridos nas refeições principais. 
Estimule o uso de saladas cruas. Para torná-la mais atrativa acrescente complementos como kani kama, atum ou queijos magros. Uma boa dica é montar pratos de saladas bem coloridos e variados, ou seja, que sejam atrativos para as crianças.

Produtos integrais - Getty Images
Passe a usar mais produtos integrais, diminuindo a quantidade dos refinados. 
Comer bebendo suco - Getty Images
Substitua os refrigerantes por sucos naturais e não deixe que a ingestão de líquidos junto às refeições, seja maior que 250 ml. 
Açúcar em bebidas - Getty Images
Procure não adoçar sucos, deixe que a criança crie o hábito em não precisar deste complemento nada saudável ao suco. 
Doces como recompensa - Getty Images
Nunca use doces e guloseimas como recompensas. 
Comer vendo TV - Getty Images
Evite que as refeições sejam feitas em frente à TV ou computador. 
Repetir o prato - Getty Images
Não insista que a criança raspe o prato, caso já esteja satisfeita e evite o hábito de repetir mais um pouquinho.

Elogie seu filho - Getty Images
Elogie seu filho ao perceber que ele está levando a sério sua nova maneira de se alimentar. Também ofereça prêmios a cada nova conquista! (Mas o prêmio não pode estar ligado a alimentos). 


Quantidade de alimentos - Getty Images
Diminua gradativamente a quantidade de alimentos, se esse for o motivo do ganho de peso
Fast food saudável - Getty Images
Se for comer em fast-foods (no máximo uma vez por semana), ajude seu filho a escolher opções saudáveis. Por exemplo, um suco de fruta 
no lugar dorefrigerante. Ou comida japonesa em vez da pizza e do hambúrguer. 
Criança no supermercado - Getty Images
Leve a criança ao supermercado ou hortifruti para que desperte a vontade e escolha opções saudáveis de alimentos.

                                                                                            Fonte: msn.minhavida.com.br

Fonte: msn.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário