terça-feira, 3 de setembro de 2013

A pior fase da vida...qual seria?

Digamos que a vida me chama, mais uma vez para um momento de reavaliação e, por que não dizer, de decisões...mudanças!!!
E, me peguei outro dia, pensando sobre as muitas fases da minha vida...talvez as mais difíceis....
E aí, parei para analisar: qual teria sido a pior fase da minha vida?
E, como se recebesse uma resposta do Alto, me veio a seguinte conclusão: a que vivemos agora!
Não entendeu????...eu explico!!!
Quando paramos para pensar sobre piores momentos da nossa vida, de duas uma: ou estamos conversando a respeito com alguém sobre as dificuldades de nossa vida, ou estamos realmente vivendo uma fase complicada.
E, se nos observarmos, temos a tendência de dizer: "esta é a fase mais difícil de minha vida!"
E será que você realmente sabe por que esta frase se repete?
Por que estamos em constante aprendizado; mesmo que a situação seja reincidente em nossas vidas, a veremos com um novo olhar, uma nova percepção.
Vou dar um exemplo em minha vida...
Tenho três filhos e fui mãe muito jovem: já era mãe pela segunda vez e mal tinha completado 20 anos. E uma coisa que ficou muito marcada era a minha tranquilidade nas gestações; nada me preocupava e muito menos o peso em minha barriga. Eu ia e vinha sem nenhum temor. Não me preocupava possibilidades como a má formação congênita, momento do parto, futuro dos meus filhos....enfim...absolutamente nada! Eu só "curtia" o momento, preparando enxoval, o cantinho deles...e sempre permeada pela alegria e a renovação da vida...mas SEMPRE com pensamento positivo...porque eu não tinha um imenso conteúdo de aprendizado, de informações ou até mesmo de complicações. Então, para mim, naqueles momento, tudo era festa e alegria...e a possibilidade de qualquer coisa dar errado, não existia!!!
Até que resolvi, seis anos após o nascimento do meu filho, tentar realizar o meu grande sonho de ter uma menina....
Ela veio, forte, saudável...mas, a gravidez foi uma fase muito tensa da minha vida pois, naquele momento, eu já havia amadurecido e obtido muitas informações sobre todos os possíveis problemas que envolvem uma gravidez, um parto e, principalmente, a responsabilidade da criação de um SER.
Será que consegui me fazer entender?
Não é porque já passamos por uma determinada situação que, caso ela se repita em nossas vidas, ela será administrada de forma tranquila....muito pelo contrário.... muitas vezes, o que nos torna muito mais vítimas de uma situação pode ser exatamente, o quanto de conhecimento já temos sobre os riscos e responsabilidades que a envolve e, nem sempre, estamos emocionalmente prontos a passar tudo de novo...por mais escolados que estejamos!!!!
E é exatamente por isso, que muitas vezes, temos a sensação de estar vivendo a pior fase de nossas vidas neste exato momento...mesmo que já sejamos conhecedores de cada etapa que nos espera....
Mas o que realmente sinto, se é que isso ameniza um "papo" tão sério quanto este, é que não precisamos ficar "presos" nas respostas que já temos; podemos voar em busca de outras respostas...outras possibilidades. Por mais que o conhecimento pré-adquirido, à princípio, no paralise, ele não pode ser interpretado de forma absoluta...porque a vida não é uma ciência exata e, 1 + 1 só é = à 2, quando nos referimos à matemática e não às pessoas, sentimentos, percepções e opções!
O não que tivemos ontem, sempre terá outros 50% de chance de se tornar um sim....basta não nos rendermos ao "não" inicial e seguirmos em frente, jamais desistindo de colocar em prática o que realmente acreditamos!
O não que vem do outro, jamais  poderá  funcionar como um freio definitivo me nossas vidas... por que somente nós, de forma individual, sabemos o que realmente somos em essência, onde realmente queremos chegar e, principalmente, qual é o combustível que move a nossa existência!!!

...e então me lembrei desta cena do filme "Up - Altas Aventuras" quando há um rompimento com um passado que, até então, se acreditava ser impossível romper!!!!




...porque.... a nossa vida realmente só tem sentido aquando partilhada com quem fala a nossa linguagem...com se preocupa e nos ama verdadeiramente!!!
E não falo apenas da relação homem e mulher não; falo de qualquer relação entre seres humanos...
Não tem família que se mantenha unida, amizades que atravesses vidas inteiras, nem propostas profissionais ou até mesmo um relacionamento afetivo  quando há profundas divergências entre as partes!
Tem coisa mais gratificante do que a partilha?
Em meu ver, partilha é sinônimo de carinho e este, o combustível essencial para motivar qualquer relação humana.
Nada mais motivador e saudável do que a partilha entre familiares, colegas de trabalho, amigos, amores.... saber que o outro está lá e que você pode contar com ele, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença!!!
Esta frase chavão dos cerimoniais religiosos em casamentos deveria ser usada em qualquer início de relação para humanos, seja lá qual fosse o tipo de contrato.
Estar disponível, afável, presente, participativo e cúmplice, envolve amar e não apenas um voto conjugal...teria que ser a base da vida...
Um SIM para uma vida saudável e evolutiva!!!!

2 comentários:

  1. Mais que mais querida você, Fernanda Gabriela!!!!
    Seja sempre muito bem vinda e muitíssimo grata por suas gentis palavras!!!!
    Um beijo em seu coração e sempre a luz do Alto...à cada passo trocado!!!!

    ResponderExcluir