domingo, 29 de setembro de 2013

Que tal tirar as crianças, só um pouquinho, da frente da telinha?

Tanto se tem discutido sobre a interferência das tais "telinhas" (programas de TV, jogos de computadores, videogames, etc) na educação e formação do caráter desta geração de crianças e adolescentes.
Muitos responsabilizam tais opções como o principal meio para desenvolver atitudes violentas em nossos jovens. E ainda acrescentam que, por mais que a globalização exista, há necessidade de um contínuo controle sobre os programas televisivos  e os jogos utilizados por crianças e adolescentes. Assim os mesmos não terão, no período da formação de caráter, a informação subliminar de que a competição e o extermínio são atitudes normais de um ser humano, mesmo que através de imagens virtuais.
Mas eis aqui alguns questionamentos básicos:
Quão conivente tem sido, para pais/educadores, que tal rotina permaneça na vida dos jovens?
Até que ponto entretê-los através das "telinhas" não torna a vida corrida de muitos adultos, uma rotina mais conveniente?
Qual o tempo que pais/educadores tem disponível para não só estar presente de forma concreta com seus filhos mas também para lhes proporcionar outras atividades, em área externa, por exemplo?

No passado em que eu me incluo, ficar à frente da única telinha existente na época, a TV, era um tédio: a melhor opção eram as brincadeiras com os coleguinhas e, se possível, na rua ou no quintal de casa.
Jamais vou me esquecer de brincadeiras como: esconde-esconde, bola queimada, balança-caixão, amarelinha, etc...
Infelizmente, a maioria das crianças de hoje, não tem uma área aberta disponível para brincar.
E, com o advento de tantos aparelhos eletrônicos que tanto chamam a atenção dos pequenos, acabando até mesmo por viciá-los, sair da frente da telinha, para qualquer atividade, mesmo em área externa, não tem sido mais tão atrativo.

Mas, para o pais/educadores que queiram resgatar o contato com brinquedos e brincadeiras e afastar, nem que seja por uma tarde, as crianças da frente da telinha, segue uma programação muito interessante para quem estiver em São Paulo.
Mas, se não for o seu caso, fica aqui minha sugestão:
Que tal abrir uma brecha em sua agenda e propor para seu filho uma programação diferenciada, ao ar livre e sem a companhia das tais "telinhas", hein?


Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira

Venha resgatar o universo dos brinquedos na exposição 

MAIS DE MIL BRINQUEDOS PARA A CRIANÇA BRASILEIRA, 

que integra as comemorações do aniversário de 30 anos do Sesc Pompeia e também homenageia a mostra “Mil Brinquedos para a Criança Brasileira”, apresentada no ano de inauguração do complexo.


A mostra atual reúne tanto parte dos brinquedos expostos há 30 anos quanto peças de coleções particulares, artesanais e eletrônicas, são mais de seis mil peças. Conta também com espaços voltados ao brincar com instalações lúdicas, interativas e oficinas educativas.


Direção de arte e cenografia: Vera Hamburger./ Curadoria: Gandhy Piorski e Renata Meirelles.


Mais informações:
http://www.sescsp.org.br/programacao/2045_MAIS+DE+MIL+BRINQUEDOS+PARA+A+CRIANCA+BRASILEIRA#/content=saiba-mais
Endereço Sesc Pompeia: R. Clélia, 93 -- Pompeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário