domingo, 8 de setembro de 2013

Borboleteando...Que tipo de incentivo à leitura você transmite a seu filho?

Você é um pai leitor?
(Sofia Bedê)
livros infantis
A aprendizagem da leitura e da escrita é uma habilidade complexa dependente de diversos fatores que devem funcionar de maneira conjunta e interdependente. Dentre os fatores de grande importância estão os conhecimentos adquiridos no dia-a-dia da criança, de maneira informal, assim como a dinâmica familiar , as condições afetivas, o interesse e a motivação para novas aprendizagens, o favorecimento de novas oportunidades e, o de extrema relevância, a qualidade da instrução escolar que está sendo oferecida. Uma falta em um desses aspectos pode ocasionar prejuízos num futuro próximo no processo de aprendizagem.
Segundo Zorzi (2003), um dos estudiosos da área de maior credibilidade no Brasil, o grupo familiar, a partir da relação que mantem com a leitura, terá um peso fundamental no eficiente processo de formação dos leitores verdadeiros. Portanto, a escola não se torna o único agente de transformação e de aprendizagem.
O antigo ditado “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” talvez se adeque a algumas realidades familiares. Então você manda seu filho ler, mas você mesmo não abre um livro sequer na frente dele?
Bem, para que possamos formar leitores competentes, é interessante algumas atitudes a respeito dos aspectos que definem um bom leitor (Hinson, 2001), como:
 Ler para a vida, e não somente para a escola ou para realizar exercícios
 Ter autonomia para eleger os textos que serão lidos
 Buscar o sentido da leitura
 Ler com fluidez
♥ Obter livros
 Ser capaz de perceber e destacar as partes importantes de um texto
 Ter razões ou propósitos para ler
 Ser capaz de criar imagens a partir do texto
 Desenvolver procedimentos de autocorreção
 Ouvir histórias lidas por outros e saber desfrutar da situação
 Parafrasear o que está sendo lido, expressando o conteúdo em palavras próprias e não simplesmente repetindo o que está escrito, a partir de estratégias de memória que podem não significar compreensão
 Desejar ler
 Encontrar tempo para ler
 Descobrir que pode, via leitura, interagir com o autor do texto
leitura para crianças
Imagens: pinterest
Vale ressaltar que crianças que vivem em ambientes letrados que lhes proporcionam contato constante com a leitura, a tarefa de formação de bons leitores estará sendo compartilhada entre a escola e o ambiente extra-curricular, principalmente a escola.
Desenvolver o gosto pela leitura em crianças é uma tarefa que exige também atitude dos pais, que podem iniciar-se em atos simples como levá-las a bibliotecas e livrarias, dar de presente livros ou revistinhas em quadrinhos, fazer leituras em voz alta com elas e pedir-lhes que expressem suas opiniões. LER É UM BARATO. LER TRANSFORMA IDEIAS E OPINIÕES. LEIA SEMPRE.
_________________________________
Por Sofia Bedê, Fonoaudióloga, Especialista em Voz. Coordena e ministra Oficinas nas áreas de Linguagem Infantil e Voz Profissional para Educadores, Pais e Estudantes da área.
Contato: sofiabede@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário