terça-feira, 24 de setembro de 2013

Animais de estimação e a nossa saúde

Eu sou apaixonada por cãezinhos, principalmente os de pequeno porte. 
Ganhei a minha primeira quando eu tinha 8 anos.... e como filha única, era minha grande companheira. Era da raça Pequinês, já extinta e se chamava Laika.
E, quando meus filhos tinham em torno de 3, 4 anos, resolvemos trazer para a familia, uma Cocker, "Kakinha" e ficou por oito anos nos dando muitas alegrias. 
Me recordo, que antes mesmo de adiquirí-la, fomos visitar um senhor americano e criador de cães, sendo quem realmente nos convenceu sobre os benefícios de um animalzinho de estimação na criação e educação dos filhos, principalmente em relação às emoções. 
E a familia se acostumou tanto com este amor incondicional, que recebemos Babalu, esta linda mocinha aí ao lado, que nos presenteou com sua alegria, cumplicidade e carinho extremo, por 17 anos.
Partiu em novembro de 2012, deixando muita saudade.
E agora, no auge de seus deliciosos quatro meses, temos a oportunidade de conviver, nem que seja só de vez em quando, com esta linda mocinha que meu filho e minha nora trouxeram para a familia. 
Não preciso nem dizer que ela é deliciosa e, em uma casa que já não tem mais crianças há muito tempo, renovou a energia, trouxe a alegria e tantas coisas mais!!!!
E aí, recebo este post, da Dra. Ana Escobar, descrevendo exatamente os benefícios de se conviver com um animalzinho de estimação.
E claro....partilho com todos aqui no meu cantinho!

Uma dúvida: Por que animais de estimação 

fazem bem para nossa saúde? 


 Quem tem um animal de estimação sabe o prazer que dá voltar para casa, depois de um dia cansativo de trabalho e encontrar o bichinho lá, te esperando, demonstrando felicidade ao te ver. Cada um do seu jeito: abanando o rabo, correndo pela casa, pulando, latindo ou oferecendo aquele aconchego quentinho que os gatos adoram dar.

Quem gosta de animais e ainda não tem, aconselho urgentemente arrumar um. 

De verdade!! 
Animais de estimação fazem, de fato, bem à saúde. Em todas as idades. 
Crianças e idosos, principalmente.

O convívio diário com animais é uma troca de emoções, de carinho e de afeto, significativa para os dois lados. 

Estudos científicos apontam que cuidar amorosamente dos bichinhos aumenta nossos neurotransmissores e hormônios do bem estar e ainda diminui os níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse. 
Por isso é que muitas pessoas se acalmam quando brincam com os animais. Tudo isso exerce, inclusive, uma ação antidepressiva. 
Outros bons efeitos de estar em companhia dos nossos animais: a pressão arterial pode abaixar, a frequência cardíaca desacelera, damos risadas, liberamos endorfinas que nos fazem bem e os levamos para passear, o que nos distrai e exercita.

Por isso tudo, muitos animais visitam pacientes em hospitais. O nível de estresse diminui consideravelmente o que facilita a recuperação e ainda fortalece o sistema imunológico.

São esses animaizinhos que, com sua inocência e “irracionalidade” nos ensinam a ser mais humanos. Mostrando que carinho, afeto e amor podem ser incondicionais.


((Por Dra. Ana Escobar -  https://apps.facebook.com/draanaresponde/))




Nenhum comentário:

Postar um comentário