quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Vai estar em Paris na próxima semana?????

Um dos eventos anuais mais badalados da Europa: 
 La Nuit Blanche  em Paris

É uma noite mágica, repleta de arte e cultura a qual atrai centenas de milhares de visitantes. Tem inicio por volta das 19h e termina na madrugada.
Criada pela Prefeitura de Paris, em 2002, a primeira edição teve meio milhão de pessoas nas ruas.
A programação é gratuita, com várias manifestações culturais; pontos turísticos, galerias de arte e vários monumentos abertos ao público e decorados por artistas diversos e iluminação especial noite afora.

A impressão é de uma outra cidade, bem diferente da Paris habitual: blocos de músicas pelas ruas, acompanhados de várias pessoas, falando alto e se divertindo muito.
Para facilitar o ir e vir dos visitantes, o metrô tem horário estendido e também funciona de forma gratuita. E acontecem centenas de eventos pela cidade, inclusive festas de ruas, concertos e vários bares abertos; e tudo é gratuito.
Inclusive, a Virada Cultural de São Paulo, que acontece anualmente desde 2005, foi inspirada na Nuit Blanche.
A 11ª edição, na noite de 05 de outubro deste ano, tem a proposta de revelar uma nova Paris com destaque especial ao rio Sena e suas margens. Um convite à exploração de arquiteturas contemporâneas, nos Belvederes, postos de observação da cidade, inacessíveis ao público em dias normais. O tema escolhido é Paris à l’infini (Paris ao infinito); um formato de evento inédito, por não ter começo nem fim, deixando os visitantes livres na escolha de seus percursos rumo à exploração da arquitetura da cidade.
Em 2006, foi criada a Nuit Blanche Europe, viabilizando a apresentação de artistas e projetos de outras nacionalidades. As cidades europeias que fazem parte são: Paris, Roma, Bruxelas, Madri, Bucareste, Riga (na Letônia)e La Vallette (República de Malta).
O grande sucesso deste evento também contagiou outras cidades do mundo, como Miami, Tokio e Montreal, no Canadá.
A dica é usar sapatos confortáveis, porque a proposta é percorrer não menos que 10 quilômetros à pé. Mas há programações para todos os gostos: para quem quer percorrer ruas e para os que querem admirar as luzes do alto, mais perto do céu.
E tem atrações inclusive, com indicações de acessibilidade aos portadores de limitações físicas e voluntários para acompanhamentos individuais às pessoas com mobilidade reduzida inclusive deficiência auditiva, visual ou mental.
La Nuit Blanche sempre é inesquecível; mas fique atento para alguns detalhes: um mapa do hotel em seus pertences, é sempre um medida preventiva para não se perder nesta longa noite por Paris, principalmente se aceitar todo o vinho oferecido. E um agasalho também é prudente levar, já que em outubro, Paris tem noites frias e até mesmo, chuvosas.
Au revoir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário