domingo, 8 de setembro de 2013

Mas hoje é dia de que mesmo??? ahhh... Dia mundial da alfabetização


Olha só que interessante o que o dia de hoje nos propõe....
A L F A B E T I  Z A R !!!

Se você está aqui lendo o que escrevi, com certeza se lembra de momentos incríveis dos primeiros anos escolares.
Eu, por exemplo, me recordo do prazer que senti quando li um texto, pela primeira vez, sozinha... a sensação da alfabetização é incrível!!
E também me lembro que queria sair lendo tudo o que via pela frente: juntar vogais com consoantes, formar palavras.... quanta emoção!!!
E a emoção se repetiu quando meus filhos foram alfabetizados: à cada nova palavra lida ou escrita, uma conquista!!!
...e pensar que tantos ainda, não tiveram esta oportunidade...mesmo este momento ser no século XXI....




Nunca tive a oportunidade de atuar como alfabetizadora; mas me recordo bem do período inicial da minha vida escolar, um passado repleto de ótimos momentos.
Desde muito pequena, eu ficava muito atenta ao que minhas professoras falavam nas entrelinhas....Talvez,  já tivesse alguma percepção, mesmo que inconsciente,  sobre o que realmente importa nesta vida: não apenas onde se deseja chegar, mas os detalhes do  percurso realizado.
E é exatamente isso o que a ilustração acima nos propõe: Entre letras e pontos, idéias!
E este é o lado mais incrível de ser alfabetizado ou mesmo um alfabetizador: abrir frestas, janelas e portas que permita a todos um novo olhar, uma nova percepção do mundo.
Através das "letrinhas" nos tornamos mais conectados aos acontecimentos e mais perceptíveis ao que está correto ou o que deve realmente ser descartado.
Uma pessoa não  alfabetizado não tem acesso à leitura, à informação e, consequentemente, não consegue sair do seu núcleo de entendimento, tendo muito mais limitações para avançar.
Não alfabetizados são facilmente dominados pelos oportunistas e muito mais fáceis de serem conduzidos e quase nunca condutores.

Só para descontrair um poquinho....
Na linguagem de "Saramandaia" novela do dramaturgo Dias Gomes:

"Desalfazebizados desganham conhecimento e vivenciamento cultural e intelectual", ou seja, analfabetos perdem conhecimento e conteúdo cultural e intelectual.




Nenhum comentário:

Postar um comentário