segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A primavera ainda não chegou.... mas Holambra sim, em sua 32ª Expoflora!!!


Primavera – estação do amor!

Primavera, estação das flores, com suas cores e odores! 
Tempo de plantio e germinação e, em quase todas as tradições, a “Mãe Terra é enaltecida por estar em sua fase mais bela: da fertilidade!
Na antiguidade, muitas civilizações recebiam a Primavera com cerimônias sagradas, com cantos e danças. Tudo era motivo de agradecimento: dos alimentos à cura pelas plantas. 
E agradeciam promovendo grandes festivais. 
O da primavera comemorava a fertilidade, quando todos os seres, homens, plantas e animais, acordam do repouso do inverno para uma nova fase. Naquela época, o ano era dividido em apenas duas partes: veris (bom tempo) e hiems (mau tempo). 
Só foi a partir do século 17, na época do Império Romano, que os estudiosos dividiram o ano em quatro estações e as batizaram com nomes em latim:
  • PRIMAVERA: de primo vere - princípio da boa estação;
  • VERÃO: expressão latina veranum tempus - tempo da frutificação;
  • OUTONO: tempus autumnus - tempo de ocaso (período do dia em que ocorre o pôr-do-sol);
  • INVERNO: tempus hibernus - tempo de hibernar.

Primavera é a primeira das quatro estações; para os alquimistas, onde tudo inicia e permanece. 
Segundo eles: 
“Viva todas as estações como se estivesse na Primavera e sinta a diferença em sua vida!”
No Brasil, inicia em 22 de setembro, trazendo o aumento do calor, nas regiões Sul e Sudeste e acentuando, mais ainda, a temperatura na região Central do país; no Norte e Nordeste, há pouca variação de temperatura, pois esta região, está mais próxima à linha do Equador. 
Nesse dia, a folhinha marca o equinócio da estação, ou seja, "noite igual": o dia e a noite têm a mesma duração; diferente do inverno, quando as noites são mais longas.
É chegado também o início das chuvas, as quais despertam as plantas adormecidas no período de inverno, trazendo novas folhas e o surgimento das primeiras flores. Pássaros cantam para atrair fêmeas, para o acasalamento.
E as flores não são apenas enfeites. O polem, que contém células masculinas, gruda no corpo de borboletas, abelhas e pássaros quando se alimentam do néctar da flor; ao chegar à uma flor da mesma espécie, ela é fecundada. Um novo ciclo de vida se inicia! E não poderia ser diferente: a Primavera é conhecida como a estação do amor e, a ave símbolo do Brasil, o Sabiá Laranjeira, já foi citado por diversos poetas por seu canto nesta época.

E a chegada da Primavera, em vários municípios do Brasil, também é comemorada de forma muito especial. 

O município de Holambra, localizada há 140 km da capital paulista, elevado à categoria de Estância Turística em 1998, tem como evento principal a Expoflora, desde 1981. O nome Holambra, nasceu da junção das palavras Holanda, América e Brasil, e a homenagem traduz o sentimento de gratidão dos primeiros holandeses, aos brasileiros que muito contribuíram para realização de um sonho. Após o término da II Guerra Mundial, iniciou o processo de imigração holandesa, pois o território holandês estava totalmente devastado, só restando, para a geração do pós-guerra a possibilidade de uma nova vida com novas esperanças. Em 1949, as primeiras famílias chegaram, a então Fazenda Ribeirão, local onde mais tarde seria criado o município.



Já em sua 32ª edição, a Expoflora é a maior exposição de flores e plantas da América Latina. Anualmente, a partir de uma temática, desperta o hábito do consumo de plantas e flores através da cultura. 
E a programação é bastante diversificada: exposição de arranjos florais, mostra de paisagismo, onde decoradores, paisagistas, designers de interiores e decoradores apresentam suas criações, danças e pratos típicos holandeses tais como: tortas, panquecas, joelho de porco, batatas holandesas e até mesmo sorvete de rosas. Há o passeio turístico, através da arquitetura e dos antigos campos de flores da colonia holandesa. Holambra é o maior centro produtivo de flores e plantas, responsável por 40% do abastecimento do mercado nacional.








O Moinho Típico Holandês

“A construção iniciou em julho de 2006 e terminou em final de 2008. Ainda falta uma pintura e a instalação dos bombeiros. É o moinho mais alto fora do território holandês. Seu tamanho é determinado em relação ao comprimento da pá; neste, a ponta da pá está com 38 mts.
O funcionamento do moinho é para girar e fabricar farinha e fubá; moi grãos e só funciona com vento. O batuta é o orientador do vento, que indica de que lado o vento vem. Consegue-se girar a cabeça do moinho em 360°. Quanto mais rápido girar, mais rápido os grãos são processados. Em um andar os grãos são socados e no de baixo, são ensacados. E tudo acontece com a força do vento. As engrenagens são todas de madeira e necessitam ser engraxadas com bastante frequência, com cera de abelha, para não ter tanto desgaste e uma maior durabilidade. O eixo principal é o único eixo de ferro, onde as pás são presas, fazendo o moinho girar. Este eixo também precisa de engrenagem; ele fica deitado no celeron e é colocado um bife de toicinho de porco em cima. Na medida que vai girando, vai esquentando e ele se auto lubrifica. Girando pouco, ele não precisa de muita graxa.
Este moinho tem funcionamento livre, não está em atividade, ou seja, sem moagem. Mas mesmo assim, necessita de acompanhamento constante de moleiros; este tem 6 ou 7 moleiros voluntários. Fizemos um curso pois temos que conhecer todo o funcionamento dele; se mudar o tempo e tiver um vendaval, ou algo do tipo, há necessidade de parar e travá-lo. Ele nunca pode funcionar sozinho. Se o moleiro sair para almoço, há necessidade de travá-lo pois não se sabe o que poderá acontecer com o tempo; é muito perigoso deixá-lo trabalhando sozinho.”
( Sr. Gilberto Wigmam – moleiro voluntário)

Capsula do Tempo
Quando o moinho foi inaugurado em 2008, os moradores da cidade colocaram seus presságios para o futuro em uma urna intitulada, cápsula do tempo. Tal objeto foi chumbado, ou seja, enterrado nas paredes do moinho e só será aberto em 2108, cem anos depois.







E para deixar a sua marca registrada nos corações e lembranças dos visitantes, 150 mil quilos de pétalas, oriundas de 18 mil botões caem do alto, no momento mais esperado da Expoflora: a chuva de pétalas! Segundo a tradição do evento, quem pegar uma única pétala no ar, terá os seus desejos realizados.






Esta matéria eu fiz, em 2012, um editorial para a Revista Check-in Magazine. 
E estávamos na deliciosa companhia da Agência Viajar Melhor.
E a data para Holambra já está reservada:

EXPOFLORA – HOLAMBRA E PEDREIRA 
21/09/2013 (sábado)
Incluso:
Transporte rodoviário ida e volta
Parada em Pedreira para compra de porcelana
Ingresso para a Expoflora
Serviço de bordo na ida
Guia credenciado
Seguro viagem
Outros detalhes: www.viajarmelhor.com.br

cid:image001.gif@01CD58F4.F8ADB2D0


Nenhum comentário:

Postar um comentário