sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Mandela: homenagem em formato musical, mundo afora!!!!

Todos sabem o quanto aprecio música.... Então fui buscar algumas  músicas que foram feitas para Mandela. E vejam só o que encontrei:
Fonte: g1.globo.com)
Nelson Mandela, que morreu aos 95 anos, foi tema de músicas do U2, Simple Minds e outras bandas. Brasileiros como Olodum e Racionais MCs também citaram o líder em canções.
Duas semanas antes da morte do cantor, foi lançada "Ordinary love", do U2, trilha do filme "Mandela: A long walk to freedom", a ser lançado em 2014 no Brasil. É a homenagem mais recente da música pop ao ícone da luta pela igualdade racial.
Em 1988, um grande espetáculo no estádio de Wembley, na Inglaterra, prestou homenagem aos 70 anos de Mandela, dois anos antes de ele sair da prisão. Sting, George Michael, Peter Gabriel, Woopy Goldberg e Richard Gere estão entre os que cantaram e discursaram. Foram tocadas músicas marcantes para Mandela, como as do Simple Minds e Santana.
Veja abaixo músicas com homenagens e citações a Nelson Mandela:

Cena do vídeo de 'Ordinary love', divulgado pelo U2 (Foto: Divulgação)Vídeo de 'Ordinary love', do U2 (Foto: Divulgação)
U2 - "Ordinary love"
O U2 divulgou no dia 21 de novembro a música "Ordinary love", feita para a trilha do filme “Mandela: A long walk to freedom”. A canção foi apresentada em um lyric video (clipe com a letra) na página da banda no Facebook.


A banda escocesa Simple Minds (Foto: Divulgação/MySpace do Artista)Simple Minds (Foto: Divulgação/MySpace do Artista)
Simple Minds - "Mandela day"
A música da banda escocesa em homenagem a Mandela foi apresentada em 1988, em show realizado em Londres em homenagem aos 70 anos do líder. Virou um hino pela libertação do ativista. Dois anos depois do show, Mandela seria solto.


Músicos do Olodum participam do arrastão dos trios em Salvador, nesta Quarta-Feira de Cinzas (Foto: Edgar de Souza/G1)Músicos do Olodum  (Foto: Edgar de Souza/G1)
Olodum - "Protesto do Olodum"
A música foi lançada no final dos anos 80 pelo bloco afro de Salvador. A letra cita o líder sul-africano, entre outras personalidades políticas e culturais de ascendência negra. "Sou Mandela, sou Fella [Kuti], sou Marighella", eles cantam.


DOMINGO (19 ) - Racionais MC's se apresentam no palco da Estação Júlio Prestes (Foto: Flavio Moraes/G1)Mano Brown canta em SP (Foto: Flavio Moraes/G1)
Racionais MCs - "Júri racional"
O quarteto de rap paulista homenageou Mandela nesta música do disco "Raio X do Brasil", de 1993. Assim como na faixa do Olodum, o grupo de Mano Brown cita o nome do ex-presidente em meio a outras personalidades negras: "Gosto de Nelson Mandela, admiro Spike Lee".

O guitarrista Carlos Santana (Foto: Divulgação)O guitarrista Carlos Santana (Foto: Divulgação)
Santana - "Mandela" e "Life is for living"
O guitarrista fez uma homenagem instrumental, no mesmo show de 1988 onde foi apresentada a faixa do Simple Minds. O disco "Milagro", de 1992, também trouxe uma música sobre Mandela, "Life is for living".


The Specials (Foto: Divulgação / Site da banda)The Specials (Foto: Divulgação / Site da banda)
The Specials - "Free Nelson Mandela"
A banda britânica de ska fez uma das primeiras homenagens com grande repercussão na música pop a Mandela, com esta faixa de 1984. O compositor e ex-membro do grupo Jerry Dammers tocou a música com os Simple Minds no famoso show de 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário