quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Ser idoso nos dias atuais...

Nos últimos anos, houve um aumento populacional de idosos.  
De acordo com a classificação da ONU (Organizações das Nações Unidas), idosos são homens e mulheres acima de 60 anos. 
Atualmente o termo mais utilizado é “Terceira Idade”, que identifica o período da vida entre a aposentadoria e a velhice. 
Tudo começou no século XIX, na França, onde fora identificada a necessidade de melhorias para os operários que finalizavam sua trajetória profissional e viviam na dependência de filhos ou instituições assistenciais. Foi exatamente nesta época que foram criados os primeiros asilos, assim como a aposentadoria, como garantia do futuro dos trabalhadores. A partir desde momento, uma mudança na estrutura social acontece, prestigiando aposentados e transformando sua imagem perante à sociedade, abrindo possibilidades para tais indivíduos, agora fora do mercado de trabalho, realizar desejos e colocar em prática, novos projetos de vida para o seu dia a dia, canais de informações atuais, assim como lazer, cultura e atividades físicas. 

Uma vida mais saudável, mais alegre, mais inteirada com a sociedade e com a arte de bem viver. Assim, esta nova etapa de vida, a terceira idade, determina exatamente que, o envelhecimento, não limita o dia a dia; ele pode ser vivido de forma ativa e prazerosa. 
E foi exatamente buscando pessoas com este perfil, que surgiram as Faculdades da Terceira Idade, na intenção de contribuir para o progresso das pesquisas gerontológicas, assim como propiciar espaços para ações educativas e sócio culturais, integrando o idoso à sociedade. 
Atualmente, muitas universidades, abriram seus espaços para a formação de turmas para a Terceira Idade e é fácil de constatar o quão satisfeitos estão tais alunos. 
E a primeira constatação é a sua nova forma de cuidar do físico e da sua apresentação pessoal; nestes ambientes encontramos senhores e senhoras muito motivados a frequentar cada atividade proposta pelo corpo docente e de forma alegre, entusiasta e contagiante. Deixaram de ser apenas o fardo pesado para os familiares e já estão conectados à internet, aos fatos atuais e prontos para opinar nos mais diversos assuntos. Enfim, hoje em dia, a maior parte dos “idosos” fazem parte da sociedade de forma ativa e não se envergonham mais de ter envelhecido; muito pelo contrário, se orgulham de ter chegado à “melhor idade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário