quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Mas hoje é dia de que mesmo? ahh.. ALIMENTOS!!!


O Dia Mundial da Alimentação deveria ser muito mais divulgada em todos os setores da mídia. Afinal, este dia não se refere apenas aos alimentos em si mas em todas as nunces que envolvem a alimentação.
E o assunto se torna muito amplo se envolvermos abordagens desde os hábitos alimentares, passando pela compulsividade, maus exemplos dos adultos que também incluem o desperdício,até às dificuldades para obter o alimento necessário para a sobrevivência, em tantos países, incluindo o nosso.

No quesito, alimentação saudável, a utilização da Pirâmide Alimentar direciona para uma rotina alimentar mais saudável e consciente. 
Busque informações sobre tal direcionamento e, caso julgue necessário, não abra mão de buscar orientações através de Nutricionistas ou até mesmo de Endócrinos, para casos que já necessitam de orientação médica.
E, em minhas borboleteadas, encontrei uma ação muito interessante e porque não dizer, inteligente, que aconteceu no ano passado, em Porto Alegre.
Simplesmente os pratos de um restaurante de grande fluxo, foram substituídos por pratos com 20% a menos da capacidade normal...eo mais interessante: faltava um pedaço!!!
E a ideia principal era chamar a atenção para os 20% de alimentos que são desperdiçados DIARIAMENTE no Brasil, pasme, campeão mundial neste quesito!!!!


Dia Mundia da Alimentação - Ecobenefícios

Será que, para chamar a nossa atenção, em relação ao desperdício de alimentos em nosso país, há necessidade de, nós adultos, sermos tratados de forma lúdica e infantil?
Será que já não somos suficientemente "grandes" e informados para termos ações conscientes e evitarmos a classificação do nosso país como recordista mundial do desperdício de alimentos?
E lá vão minhas costumeiras divagações....Quem veio primeiro: a carência que desencadeia a compulsão e estimula a falta de limites e educação, ou  falta de limites e educação que desencadeia a carência e consequentemente a compulsão?

World-of-food-01
E por falar em limites, educação, carência e compulsão, que em muito contribuem para maus exemplos na formação de novas gerações, além de gerar dificuldades em relação à prática alimentar das crianças, segue um  link com várias propostas de atividades, relacionadas à alimentação, relacionadas de acordo com a faixa etária e divididas por atividades lúdicas.
epsab.wordpress.com/2013/09/28/atividades-para-o-dia-da-alimentacao/

Fonte: epsab.wordpress.com
nuttridicas.blogspot.com.br/

Esta data tem como como principal objetivo, 
a conscientização mundial sobre a 
complexidade da situação que enfrentam 
as pessoas que passam fome e estão desnutridas. 
Mas também promover a participação de todos 
na luta contra a fome!!!!

A desnutrição não é simplesmente o resultado de uma escassez de alimentos, e os dois primeiros anos de vida das pessoas são especialmente críticos, pois é durante esse período de tempo que as crianças mais necessitam ter acesso a uma dieta rica em proteínas, gorduras essenciais, carboidratos, vitaminas e minerais de qualidade. Caso contrário, elas sofrerão problemas de crescimento e desenvolvimento, correndo um maior risco de morte por enfermidades comuns e poderão ter incapacidades, físicas e mentais, por toda a vida. 

NÃO PRECISAMOS VIVER 
EM FUNÇÃO DESTA IMAGEM...
...MAS EVITAR O DESPERDÍCIO E
ORIENTAR QUEM FAZ PARTE DE NOSSAS VIDAS, 
PRINCIPALMENTE CRIANÇAS,
É NOSSA OBRIGAÇÃO!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário