terça-feira, 29 de outubro de 2013

Mas hoje é dia de que mesmo???? Ahhhh Livro!!!!!


Ahhhhhh... hoje estou muito feliz....afinal, dia Nacional do Livro!!!!
Dizem que não podemos passar, por esta vida, sem plantar uma árvore, ter um filho e ler um livro!!!
Filhos criados e livro no forno...ehehehe .... em breve, disponível para todos.
Quanto à árvore...ehehehe...falamos sobre isto em outro momento...ehehehe
Mas vamos voltar ao assunto em questão....Que tal algumas informações sobre este dia???
Segundo minha pesquisa, esta data foi escolhida em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em 1810. 


Mas os hábitos da escrita, acontecem desde a Idade Média, onde os livros eram feitos a mão e produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para escrever os textos.
E um livro pequeno levava meses para ficar pronto!!!!



Museu Nacional da Idade Média - livros manuscritos /  livro de orações do século XI, com gravuras.


Atualmente, encontramos os mais diversos títulos e assuntos... com muito mais facilidade para escrita e publicação. Sem falar dos e-books, já disponíveis em vários títulos e idiomas. 
Mas o que mais tem me chamado a atenção, são as campanhas que estão veiculando pela mídia, para contagiar adultos a simples prática da leitura para uma criança.... Isto é fascinante!!!!
Mesmo em meio à globalização onde tudo acontece via internet e de forma virtual, o livro está sendo ressuscitado!!!! Olha só que bela notícia!!!!
Cheguei mesmo a pensar que iria ser sucumbido e engolido pela internet....mas hoje, o vejo com fôlego  o suficiente, para se manter firme e forte, recheado de muitas letrinhas e com o eterno convite à soltar-se páginas adentro!!!
bibliotecas publicas2
Ontem mesmo, utilizando o metro de São Paulo, corri meus olhos pelos passageiros e fiquei muito feliz ao constatar quantos livros estavam em punho, com indivíduos mergulhados no mar de letrinhas!!!
Houve até uma usuária, que pude flagrar, entrando no vagão, sem tirar os olhos do livro, de tão envolvente que parecia estar aquela leitura...
E ela quase perdeu o equilíbrio, quando da partida do metro...ehehehe...mas continuou ali, lendo sem interromper um minuto sequer!!!!
...fico tão feliz quando meus olhos detectam muito mais livros do que celulares, notebooks, I-phones, tablets, etc..... 
Porque quando nos conectamos em tecnologias, nem sempre estamos conectados com um conteúdo que nos edifique, que nos informe em direção ao crescimento pessoal....
Mas quando abrimos um livro...ahhhhhhhh.... que viagem nos permite tal ação.... seja lá qual for o tema abordado....sempre temos a chance de olhar através da ótica do outro e termos uma nova percepção do fato!!!!
Sem contar o quanto contribui para o desenvolvimento da linguagem escrita, tão contaminada por gírias e que tanto contribuem para a descultura, a desinformação e a alienação para tantas outras possibilidades!!!
Neste dia, espero que você tenha a possibilidade de ler um livro....para você mesmo ou quem sabe, até mesmo para seu filho, sobrinho...vizinho.....Não importa.....
O que realmente conta é não nos esquecermos da existência deste velho companheiro de cabeceira, que tanto tem a contribuir para nossa formação cultural, profissional e, porque não dizer, de vida!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário