sexta-feira, 25 de outubro de 2013

DEMOCRACIA...que saudades da aula de Educação Moral e Cívica!!!!





Fonte imagem:  www.glimboo.com

Pois é.... o termo DEMOCRACIA realmente tem origem no grego antigo.: 
demos (“povo”) e kratós (“poder”, “governo”). 
O conceito começou a ser usado no século V a.C., em Atenas. 
Nos dias atuais, a Democracia tornou-se o forma de organização para grupos de pessoas, cuja maioria da vontade geral manifestada, torna-se  soberana. 
Mas, quando nos referimos ao  termo "democracia", a primeira sensação que temos é da referência  à área política, principalmente aqui no Brasil, onde temos como  forma de organização governamental do nosso Estado. 
Em teoria, a democracia é uma forma de convivência social em que todos os habitantes são livres e iguais perante à lei. Mas sabemos que, na prática, a situação não é bem esta!!!! ...Por mais que tenhamos uma população  em torno de 200.000.000  de habitantes, onde várias raças se miscigenam, em termos de direitos  reconhecidos, ainda temos muito a conquistar!!!

E um dos pontos mais delicados em relação à democracia, está totalmente embasado na educação, na formação de conceitos de cidadania, intrinsecamente ligados ao respeito do limite do outro!!!
Me lembro que, quando adolescente e ainda  no ensino médio, havia uma disciplina intitulada OSPB - Organização Social e Política do Brasil e uma outra,  Educação Moral e Cívica. Para a maioria dos alunos, era uma aula muito chata, repleta de conceitos prá lá de cansativos. Mas,  me lembro muito bem que o meu lado  filosófico iniciou com aqueles temas apresentados, mesmo que ainda de forma muito imatura e pouco comprometida. À cada final de aula, uma sementinha era plantada em minha forma de olhar ao redor e de perceber pessoas através das ações e reações.
E talvez seja isso o que esteja faltando nos dias atuais para que a democracia seja realmente utilizada em sua mais correta concepção.
Em minha opinião, a base para qualquer caminho é o conhecimento, que gera uma ação mais assertiva e consequentemente, a real noção dos limites: os meus e os dos outros!!!
E como poderemos clamar pelo direito à Democracia se não respeitamos os nossos limites e muito menos os dos outros???? Como podemos  cobrar respeito se invadimos o limite do outro? E como  nos permitimos sonhar com um futuro melhor se, além de não respeitarmos os limites alheios, não nos policiamos em nossas ações diárias, servindo de péssimos exemplos para os que ainda estão em formação???

Quem sabe hoje não seja um dia para comemorações tais como 
"Viva a Democracia!!!!!"
...mas sim para olharmos para nós mesmos 
e nos indagarmos: 
que tipo de cidadão sou eu????


Fonte: conceito.de/democracia

Nenhum comentário:

Postar um comentário