sábado, 12 de outubro de 2013

Amigos para sempre

cartaz



Você abandonaria seu melhor amigo? Largaria alguém da família ao relento, passando fome, frio, sede? Não, não é verdade? Então por que faria isso com um animal de estimação?
No dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, patrono dos animais e do meio ambiente, o governo do estado de São Paulo lançou a campanha Amigos para Sempre, que visa conscientizar e mobilizar a população contra o abandono de animais domésticos e estimular a prática da guarda responsável.
A ação é fruto de uma parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental – CEA, com a Secretaria de Transportes Metropolitanos – STM. Conta ainda com o apoio das entidades Os Cães do Parque, Distrito Animal, Celebridade Vira Lata, Cão sem Dono, Natureza em Forma e a Agência de Notícias de Defesa dos Animais – ANDA.
Durante a cerimônia de lançamento, foi exibido o filme Max, que sensibiliza para a temática do abandono de animais em parques, e foram distribuídos os panfletos e os cartazes educativos da campanha, que continuará sendo veiculada até o dia 25 de outubro. As estratégias de comunicação serão realizadas em estações de metrô, trens e terminais de ônibus, bem como no interior dos vagões e ônibus da região metropolitana de São Paulo, onde circulam, diariamente, cerca de 10 milhões de pessoas.
“Algumas pessoas se arrependem de ter optado por criar um animal doméstico e terminam abandonando seus bichinhos em parques ou estradas, achando que ali eles terão espaço e serão felizes. Além de ser cruel com o animal, isso gera muitos problemas socioambientais como desequilíbrio ecológico, transmissão de doenças, entre outros”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas. Destacou ainda que a campanha visa atuar na causa do problema, daí a importância de refletir muito antes de assumir o compromisso de criar um animal, porque ele precisará de atenção e cuidados especiais por toda a vida. Para isso, destacou a importância de complementar o trabalho que as ONGs e a prefeitura já realizam, atuando em parceria, pois não faria sentido algum caminhar em outra direção, “reinventando a roda”.
O chefe de gabinete da Secretaria de Transportes Metropolitanos – STM, Luiz Roberto dos Santos, falou que é uma honra para a STM participar de um projeto de tamanha importância socioambiental.
Fábio Pegrucci, representante da ONG Cães do Parque, também chamou atenção para a questão do abandono de animais domésticos em São Paulo, um problema socioambiental recorrente. “Desde o início dos nossos trabalhos com a ONG, já recolhemos quase 200 ‘Max’”, fazendo referência ao cãozinho do vídeo da campanha, que é abandonado em um parque. Ele ressaltou que no último ano houve uma redução significativa do número de animais abandonados nos parques de São Paulo, possivelmente devido às campanhas que vêm sendo veiculadas por parte da SMA. Aproveitou para agradecer pelo apoio da atual gestão da SMA, que trouxe de forma definitiva esse assunto para a pasta.
Para finalizar a cerimônia de lançamento da campanha, a companhia de teatro Os Satyros apresentou a peça “Chico queria ser feliz”. Com muita criatividade e interagindo com o público, o grupo abordou a temática do abandono de animais domésticos e convidou as pessoas a refletirem sobre o que seria um final ideal para a história de um cão abandonado em um parque.
Concurso
Outro objetivo da Campanha Amigos para Sempre é conhecer os anseios das crianças e jovens paulistanos sobre o tema tratado. O público será convidado a enviar frases e desenhos que conscientizem sobre guarda responsável e abandono de animais domésticos. As melhores contribuições farão parte de uma exposição e de um livro
Inscrições: http://www.ambiente.sp.gov.br/amigosparasempre/

Nenhum comentário:

Postar um comentário