sábado, 23 de novembro de 2013

DISMORFOFOBIA: já ouviu falar sobre isso???

Oi pessoas...

Espero que tudo esteja muito bem com vcs!!!!
A matéria que está a seguir, é muito interessante e tem tudo a ver com os dias de hoje...
Aliás, quantas mulheres enxergam-se muito acima do peso do que realmente estão, não é?
Então...que tal aproveitar o final de semana e fazer um check-up em sua forma de se enxergar ou, até mesmo, na forma de se enxergar da sua filha, sobrinha, irmã, tia, amiga..... Enfim...quem sabe não tem alguém, bem pertinho de você que esteja precisando de ajuda profissional....???

A Dismorfofobia (ou Transtorno Dismórfico Corporal),é um transtorno mental caracterizado por sofrimento emocional e preocupação excessiva com um ou mais presumidos defeitos corporais associados a comportamentos de evitação da exposição ou modificação das áreas corporais desconfortáveis. Nestes casos, é comum o exagero com cosméticos e tratamentos capilares, com uso de roupas que escondem o corpo e a procura excessiva e insatisfatória de tratamentos com cirurgiões plásticos e de dermatologistas.

Os estudos científicos sobre a dismorfofobia são de difícil execução, pois os pacientes não procuram tratamento e os casos leve a moderados, pode ser confundidos pelos pacientes ou pelas famílias como vaidade excessiva. Nos graves a pessoa se sente deformada, pode passar a evitar relações amorosas, o contato com amigos, e pode ter dificuldades de concluir os estudos e de conseguir emprego fora de casa. A maioria dos relatos de casos mostra que comumente se inicia ainda na adolescência, em ambos os sexos e que entre adultos, é mais comum em mulheres.
Ainda não sabemos o que causa a Dismorfobia, mas os estudos mostram uma correlação significativa com abuso físico e sexual na infância, com a valorização familiar excessiva da aparência física, com a aparecimento modificações corporais pré-puberais e com baixa auto-estima entre os portadores, entre outros.
O tratamento consiste em psicoterapia, longa e trabalhosa e o uso de medicamentos para sintomas depressivos e ansiosos associados. A adesão ao tratamento é difícil, pois os pacientes podem não aceitar o diagnóstico e o tratamento. Costumam ser levados ao consultório por amigos ou familiares e justificam-se como sendo apenas vaidosos, a despeito do grande sofrimento e angústia com sua aparência própria. Outro agravante é que sua opinião negativa sobre sua aparência não é compartilhada com seu meio social, o que aumenta seu desconforto e seu isolamento.

Foto do perfil de Marcionilo LaranjeirasDr Marcionilo Laranjeiras
Mestre em Psiquiatria pela FMUSP

Consultório:  rua Antônio Bicudo, 157/ Cj 2 
Pinheiros - São Paulo (SP) 
Fone/fax: (11) 3898-0105 

Nenhum comentário:

Postar um comentário