sábado, 2 de novembro de 2013

Finados...e lá se foram três dúzias de anos!!!!

 Exatamente hoje, ele se foi.... há 36 anos atrás....
Mas jamais me senti sem este colo!!!!
Tudo bem que ele fraquejou.... não teve forças para lutar contra si mesmo, contra suas fraquezas internas...
N;ão teve força para pedir ajuda...para valorizar a vida....
Mas assim são seres humanos.... uns mais fortalecidos outros mais enfraquecidos!!!!
E hoje...exatamente hoje, dia de Finados...dos mortos.... e´a data para sentir mais saudades dele.... que foi minha primeira referência de um homem!!!
Mas, como costumo aproveitar absolutamente tudo o que passa pela minha vida, quero partilhar com vocês o que aprendi a fazer neste dia:
Por mais dolorido que seja a perda de alguém querido, não nos fará bem algum e muito menos para quem se foi, lamentarmos, chorarmos ou até mesmo paralisarmos nossa trajetória. Precisamos entender que, quem parte desta vida, é porque cumpriu sua missão e, esteve conosco, o tempo necessário para esta partilha...e agora... mesmo sem esta pessoa querida, se faz necessário seguir, mesmo que para isso precisemos readaptar nossa rotina e principalmente nossas emoções!!!
E, para os que vivem com intensidade, este dia de Finados, não se entregue à tristeza, à  saudade, à nostalgia destrutiva..... opte pelo renascimento, pela reconstrução, pela renovação, incluindo os seus sentimentos. Não desperdice o momento presente para permanecer no passado.
Se for para visitar o passado, então conecte-se ao que edifica, ao que associa esperança e crescimento.... ao que motiva e possa realmente nos levar adiante.
Não se permita estagnar-se em recordações doloridas.....principalmente se elas estiverem contribuindo para uma prostração, tristeza e até mesmo, depressão.
É vida que segue.... e você faz parte desta engrenagem!!!
Ressurja das cinzas... promova a vida...e seja feliz...hoje, amanhã e em todos os dias de vida...em sua vida!!!!
E como homenagem para meu querido PAI...que se foi há 36 anos atrás.... minha singela homenagem!!!!


E olha só para onde esta exposição do Sesc me levou.....
E esta bonequinha de cabelo rosa....é a pivô das minhas recordações!!!!
Eu tive muitas bonecas...e as via como minhas irmãzinhas, pois uma filha única acaba por ter muito mais amiguinhos imaginários. E cada uma tinha seu nome....mas o meu preferido era Érica. Érica era uma boneca de pele clara, de cabelos longos e loiros, totalmente diferentes do meu....talvez por isso que a curtia tanto!!!! E, em minha infância, eu passava horas e horas brincando de casinha, como costumávamos chamar as brincadeiras que envolviam coisas de casa e de meninas...ehehe                                   Minha mãe conta que eu era muito cuidadosa e que não costumava rabiscar bonecas, cortar cabelos, etc.... e isso mais o fato de ser a única filha deles, os motivava para sempre me presentear com outras bonecas. 
E os anos passavam... 10, 11, 12, 13...e eu ainda me sentia muito feliz quando ganhava de presente uma boneca. Me lembro, inclusive, que pensava em ter uma loja de bonecas quando crescesse.... tamanha paixão era a minha, por elas.
Naquela época, os meus pais não tinham como hábito, partilhar dificuldades financeiras comigo...e tudo o que eu queria, eu tinha; era muito mimada!!!!
E as datas eram religiosamente respeitadas para eu ser presenteada...e, de preferência com bonecas!!!
Mas aquele ano, em que eu faria 14 anos, estava tudo muito diferente....após uma vida inteira convivendo com o alcoolismo do meu pai, ele havia parado de beber....e, como era por motivo de saúde, havia parado também de trabalhar.
Também....depois de 45 anos como alcoólatra, o físico dele apresentou os primeiros sintomas da doença e ele teve que ser internado.
À princípio, a colocação de um marca-passo....já que sua estrutura física já não aguentaria mais uma cirurgia do coração. E a internação aconteceu em agosto...e, como já se aproximava o dia das crianças, eu já havia comentado que queria de presente, a tal boneca acima, que nem me lembro mais o nome.
Ela era muito fofa.... tinha um delicioso cheirinho de chocolate e roupinhas muito delicadas, com cabelinhos de lã...
Eu já não estava mais na fase de brincar de boneca.....até já estava de namorinho com um garoto....mas eu adorava bonecas e aquela, provavelmente seria a última que eu ganharia.
Aconteceu a tal cirurgia, mas o tal marca-passo não foi aceito pelo organismo dele e, houve a necessidade de uma nova internação para troca do aparelho e consequentemente, nova cirurgia.
Ele foi internado novamente, no início de outubro e já era o mês das crianças.
Quando retornou do centro cirúrgico, passou um período na U.T.I, de tão enfraquecido que estava....
Mas ele era tão especial que, em uma das minhas visitas, em tempo tão restrito, ele me perguntou:
" sua mãe já comprou a boneca que você pediu para o Dia das Crianças?"
 e rapidinho eu respondi:
"Claro que sim, papinho, só não a trouxe para você vê-la, por que o hospital não a deixaria entrar aqui"
E ele sorriu feliz e se sentiu, mais uma vez realizado por poder realizar os desejos de sua nenê!!!
..........
Menos de um mês depois, ele faleceu...bem no dia de finados aqui no Brasil. Estava muito debilitado e a reincidência da cirurgia o enfraqueceu ainda mais.... 
........
Jamais tive esta boneca, porque disse para minha mãe que não precisava comprar, já que havia percebido que os recursos financeiros estavam bem mais limitados...Mas ele não necessitava saber enquanto estivesse internado....afinal, eu tinha certeza de que ele voltaria e que, talvez, eu iria com ele comprar a tal boneca.....
........
Tem coisas que só fazem sentido, quando estamos exatamente com quem dá o real sentido para aquela coisa!!!!!
...espero que você consiga entender o que realmente eu quis dizer!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário