E o mês de novembro se apresenta, em sua primeira semana útil. E como sempre, a possibilidade do recomeço, de buscar novas metas, novas diretrizes e porque não, novas estratégias.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRTVsSnNk0j1d6lOSo06INljQW_0cJwDXaXlOKNd_2u1ZN2SZ1BS6dvx_BHjfMLY2j8q63UghCeY5bF5HTJZUo7PH1wfzVhbz8zLFpQKz5OomUc6eWI8XroqFakg98OYcFaEiewwC725Bw/s200/ai+natal.jpg)
Por mais que "Papai Noel" já tenha se afastado das nossas crenças há tanto tempo, de uma certa forma, o resgatamos, nem que seja para nos ajudar a despertar, não só a criança que existe dentro de cada um de nós, mas principalmente, o amor e o respeito ao nosso próximo.
E para que não percamos nenhum detalhe na constante busca da excelência no atendimento ao cliente, detalhes sobre a estratégia de gestão desenvolvido por Walt Disney e que não apenas nos direciona para uma maior fidelização de clientes, mas que nos propicia uma nova estratégia para a nossa própria vida!!
Uma semana muito produtiva e repleta de luz, para todos nós.... à cada passo trocado!!!!
Gestão Disney de Excelência no Atendimento ao Cliente:
uma estratégia de atuação disponível para diversos segmentos
A Disneylândia já ultrapassou meio século de existência e continua encantando pessoas do mundo inteiro. E a maior prova é que 64% de seus visitantes são reincidentes.
Os parques, sediados na Flórida, França, Japão e Hong Kong, representam toda a fantasia de Walt Disney, que nunca seguiu qualquer teoria administrativa existente, a não ser a sua filosofia em
sonhar, acreditar, ousar e fazer, com muita garra e persistência.
E, além disso, contagiar toda a equipe de que o foco principal é sempre o cliente.
O estilo Disney de administração busca a excelência em todos os níveis no atendimento, e divide suas estratégias em dois patamares distintos:
O estilo Disney de administração busca a excelência em todos os níveis no atendimento, e divide suas estratégias em dois patamares distintos:
- clientes externos (consumidores dos produtos e serviços da empresa);
- clientes internos (funcionários).
E para que tal estratégia não deixe escapar nenhum detalhe, Walt Disney desenvolveu dez crenças pessoais que dão base para esta Gestão, independente da área de atuação da empresa:
1. dar a cada membro de sua organização a chance de sonhar e liberar a criatividade contida nesses sonhos;
2. permanecer firme em suas crenças e princípios: alinhar a missão com a visão, tendo como base os valores e as crenças da empresa;
3. tratar seus clientes como hóspedes: os funcionários são instruídos a serem agradáveis e polidos, tratando cada cliente como uma pessoal especial, única, ou seja, um verdadeiro hóspede;
4. apoiar os empregados, dar-lhes poderes e recompensá-los: é essencial um foco comum. Um fator de sucesso extremamente importante é a formação de uma equipe, em que a hierarquia deve existir, mas a distância entre os administradores e os funcionários pode ser mínima quando os funcionários de baixo escalão são motivados a expressar suas opiniões e a dar sugestões no grupo, facilitando também a comunicação entre os mesmos.
5. construir relacionamentos duradouros com os principais fornecedores e parceiros;
6. ousar correr riscos calculados para usufruir as idéias inovadoras;
7. treinar extensivamente e reforçar constantemente a cultura da empresa: todo treinamento de funcionários deve ser contínuo, aproveitando o desempenho no desenvolvimento dos talentos de uma pessoa;
8. alinhar a visão de longo prazo com a execução no curto prazo: toda criatividade deve ser cuidadosamente administrada;
9. utilizar a técnica de elaboração de storyboard* para solucionar problemas de planejamento e comunicação.
*Storyboard é um método criativo e eficiente para gerar soluções de problemas complexos, pois quebra as situações em partes menores e mais controláveis;
10. prestar muita atenção nos detalhes: a principal questão desse ponto certamente se encontra na pergunta: “Como podemos fazer isso melhor?”.
Walt insistia na segurança, na cortesia e na eficiência, mas esperava também que o bom senso prevalecesse. A excelência em cada nível era e é seu lema. Ele se recusava a pegar atalhos simplesmente para aumentar o lucro. Preferiu sempre exceder as expectativas do cliente!
10. prestar muita atenção nos detalhes: a principal questão desse ponto certamente se encontra na pergunta: “Como podemos fazer isso melhor?”.
Walt insistia na segurança, na cortesia e na eficiência, mas esperava também que o bom senso prevalecesse. A excelência em cada nível era e é seu lema. Ele se recusava a pegar atalhos simplesmente para aumentar o lucro. Preferiu sempre exceder as expectativas do cliente!
Referências
CAPODAGLI, Bill; JACKSON, Lynn. O estilo Disney: aplicando os segredos gerenciais da Disney em sua empresa. São Paulo: Makron, 2000.
NADER, Ginha. O guia dos guias de Orlando. volumes I e II. São Paulo. Editora Panrotas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário